You are here

Alterações climáticas: Greenpeace escala Torre de Belém

Torre de Belém ficou mais verde com o protesto da GreenpeaceNove ecologistas foram ao local da abertura da cimeira ibero-americana em protesto pela ausência das alterações climáticas na agenda do encontro.

 

"O primeiro-ministro português disse domingo no seu discurso que o combate às alterações climáticas era uma prioridade, mas esta questão nem sequer está na agenda da cimeira", afirmou à Lusa o porta-voz da Greenpeace em Portugal, Luís Ferreirinho.

Foi para chamar a atenção por esta ausência que os nove activistas da Greenpeace subiram de madrugada à Torre de Belém, colocando três faixas com a frase "O Nosso clima, a Vossa decisão", em português, inglês e castelhano.

A Greenpeace defende que o tema esteja presente na agenda "para que os países presentes cheguem a um acordo forte que possam levar a Copenhaga para se conseguir um acordo justo e juridicamente vinculativo".

Para Luís Ferreirinho, a escolha da Torre de Belém para esta iniciativa deve-se ao facto de "local emblemático da cidade de Lisboa e porque foi este o local escolhido para a assinalar a abertura da Cimeira Ibero-Americana".

Entretanto, a polícia chegou  ao local e deteve os activistas, que abandonaram a Torre de Belém e retiraram as faixas, devendo agora responder em tribunal. Segundo o superintendente-chefe da PSP, tudo decorreu de forma pacífica e sem problemas.

 

Termos relacionados Sociedade