Almodôvar: Bloco quer “inverter o ciclo de abandono”

A candidatura bloquista quer apostar nos recursos locais para fixar população e “inverter o ciclo de abandono”. Cristina Ferreira é candidata à Câmara e António Guerreiro encabeça a lista à Assembleia Municipal.
Folto da candidatura do Bloco à autarquia de Almodôvar

Nas autárquicas de 1 de outubro, o Bloco de Esquerda vai defender uma mudança de atitude por parte do executivo municipal de Almodôvar. “Estruturar o futuro do concelho, baseado no potencial humano e nos recursos existentes, é o eixo condutor desta candidatura à Câmara Municipal: um concelho com pessoas e para as pessoas”, afirmou Cristina Ferreira na apresentação da candidatura.

Criticando a “política do imediato” que caracterizou a atual gestão, Cristina Ferreira apontou o resultado dessa falta de estratégia: “temos um concelho envelhecido e sem estruturas económicas que potenciem o desenvolvimento”.

Para contrariar esta situação e aproveitar o potencial do concelho, o Bloco propõe que se faça a valorização dos recursos e dos produtos da terra, como a cortiça, o mel, o medronho, entre outros. A aposta no turismo de natureza, religioso e arqueológico também trará benefícios a Almodôvar, a par de incentivos à instalação de microempresas que preparem o concelho “para o inevitável encerramento futuro da mina”.

Para António José Guerreiro, que encabeça a lista à Assembleia Municipal, outra prioridade e trazer mais democracia e a participação dos munícipes, que tem sido afastada nos últimos anos. “É uma assembleia que não tem interesse em dar a palavra aos munícipes, diria mesmo que não tem interesse na presença dos munícipes”, afirmou o candidato bloquista na apresentação da lista.

Para além da descentralização das reuniões a todas as freguesias e de dar a palavra aos munícipes no período antes da ordem do dia, António Guerreiro diz que o Bloco irá propor a realização do orçamento participativo e de referendos locais para assuntos importantes para o concelho.

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política