You are here

A alegria de ver confirmada a investigação de toda a vida

Vídeo surpreendente capta a surpresa e a alegria do cientista Andrei Linde e da sua mulher, Renata Kallosh, ao receberem a informação de que a sua teoria da inflação cósmica, isto é, a expansão extremamente rápida do Universo na primeira fração de segundo da sua existência, após o Big-Bang, foi confirmada.
Emocionado, Linde encosta-se ao umbral da porta quando compreende a notícia.

Para o jornalista, ter de descrever algo que só entende vagamente pode ser um enorme pesadelo. Como explicar numa frase a essência da teoria a que um cientista dedicou a vida inteira e que se refere à expansão extremamente rápida do Universo na primeira fração de segundo da sua existência?

Para a linguagem da ciência, porém, tudo é mais simples. Basta uma fórmula: “Tenho uma surpresa para ti: A 5 sigma, r = 0,2”, disse investigador Chao-Lin Kuo ao físico Andrei Linde, quando este lhe abriu a porta da sua residência na Califórnia há uns dias. Linde e a mulher, a também física Renata Kallosh, ficam boqueabertos. Ela parece ser a primeira a compreender a notícia, abraça-se ao investigador e quase desfalece; Linde por duas vezes pede-lhe que repita o que disse. São raros os cientistas que têm o privilégio de ver confirmada, durante a sua vida, uma hipótese teórica desta dimensão. Este momento emocionante foi captado pelo vídeo divulgado agora pela Universidade de Stanford.

Ele não sabe de nada”

No vídeo, o investigador chinês Chao-Lin Kuo, professor assistente de Stanford e desenhador do telescópio BICEP2, explica que está a dirigir-se à residência do físico russo Andrei Linde, na Califórnia, para lhe dar a boa notícia. E informa que Linde não sabe sequer que vai receber a visita.

Quando o casal abre a porta, ocorre a cena descrita acima. Depois de ver a mulher abraçar o investigador, Linde diz: “O quê? Só um segundo”, e pede para Chao-Lin Kuo repetir o que disse. “Cinco sigma”, quase soletra, o chinês, “Claro como o dia. R de ponto dois”. É a vez de Linde quase desfalecer. Encosta-se ao umbral da porta, e pede mais uma vez para Kuo repetir. Mas ainda antes de este terminar a frase, o cientista ainda exclama, espantado: “Ponto dois?”

Encomendei há 30 anos. Finalmente chegou.”

A cena seguinte já mostra os três comemorando a notícia com champanhe. Linde diz que não tinha ideia de quem tocava a campainha e perguntou à mulher se tinha encomendado alguma coisa. “Sim”, diz ele agora. “Encomendei há 30 anos. Finalmente chegou.”

No final do vídeo, Linde diz: “Este é um momento de compreensão da natureza, de tal magnitude que é quase esmagador”. E acrescenta: “Esperemos que não seja um engano. Vivo sempre com este sentimento. E se eu me tiver enganado? E se eu acreditar nisto apenas porque é maravilhoso? E se...”

A descoberta poderá significar o Prémio Nobel a Andrei Linde.

stanford_professor_andrei_linde_celebrates_physics_breakthrough_subtitulos_espanolenglish_subs

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)