You are here

Afeganistão: Talibãs entram em Cabul. Prepara-se transferência de poder

O caos instalou-se nas ruas de Cabul e há uma corrida para o aeroporto. O ministro do Interior do Afeganistão garante que a transição ocorrerá de forma pacífica. O presidente Ashraf Ghani já saiu do país. EUA estão a agilizar a retirada. Em atualização.
Forças afegãs num posto de controlo em Cabul. Foto de Epa/Stringer, agência Lusa.

Sune Engel Rasmussen, correspondente do Wall Street Journal para o Afeganistão e o Irão, relata que os talibãs começaram este domingo a penetrar as defesas da capital afegã, Cabul, a última grande área urbana do país que permaneceu sob ténue controlo do governo, depois de capturar a cidade oriental de Jalalabad.

Em comunicado, os talibãs afirmam não ter intenção de “tomar a cidade à força” e de “se vingarem” contra aqueles que servem no governo ou no exército afegão. O grupo escreve que está em negociações com “o outro lado” para uma transição pacífica.

Um alto funcionário afegão referiu ao Wall Street Journal que o presidente Ashraf Ghani estava na embaixada dos EUA para consultar o embaixador dos EUA. E que, tanto o governo dos EUA quanto o do Afeganistão, tinham pedido aos talibãs para não entrarem na cidade durante duas semanas até que um governo de transição pudesse ser acordado.

A Reuters adianta, por sua vez, que o ministro do Interior do Afeganistão disse que a transição ocorrerá de forma pacífica, com as forças de segurança a permanecer no local para "garantir a segurança de Cabul".

Entretanto, instalou-se o caos na capital afegã: as ruas estão congestionadas, há uma corrida para o aeroporto e muitos temem pelas suas vidas.

Os oficiais norte-americanos saíram da embaixada de helicóptero e milhares de soldados dos EUA e da Grã-Bretanha estão a voar para proteger o aeroporto, que agora é a única rota para fora do país, já que os talibãs controlam todas as fronteiras. Os EUA começaram a agilizar a evacuação de funcionários da embaixada dos EUA para o aeroporto Internacional de Cabul. O prazo original do Departamento de Estado, 31 de agosto, foi antecipado para a manhã de terça-feira.

A Associated Press dá indicação de que uma autoridade afegã informou que as tropas do governo entregaram a base aérea de Bagram ao talibãs: nesta base encontra-se uma prisão com 5.000 presos, incluindo tanto insurgentes dos talibãs como do Estado Islâmico.

Entretanto, Abdullah Abdullah, chefe do Conselho Superior para a Reconciliação Nacional, já publicou um vídeo no Facebook a confirmar que o presidente afegão Ashraf Ghani deixou o país. Abdullah pediu às pessoas que mantivessem a calma e que as forças de segurança afegãs cooperassem para garantir a segurança. O responsável exortou ainda aos talibãs para darem algum tempo para as negociações antes de entrarem na cidade de Cabul.

Algumas forças dos talibãs já se encontram dentro da cidade, mas a maioria continua concentrada nos arredores da cidade.

Última atualização às 15h18 de 15.08.2021.

Termos relacionados Internacional
(...)