Açores: "PS não tem visão para a Saúde", acusa candidato bloquista

António Lima diz que a grande proposta do partido que governa a Região “é apenas um sistema informático” e denuncia a situação dos enfermeiros contratados como “estagiários” para ganhar menos 500 euros que os colegas.
António Lima em frente à Secção dos Açores da Ordem dos Enfermeiros. Foto Bloco Açores.

O Bloco de Esquerda dos Açores acusou esta terça-feira o PS de não ter uma visão para o futuro do Serviço Regional de Saúde. De acordo com o partido, o Governo Regional não tem um plano de recuperação das consultas e cirurgias que ficaram por fazer devido à pandemia, não tem propostas concretas para fixar médicos nos Açores e insiste na lógica de não valorizar os profissionais do Serviço Regional de Saúde.

“A grande proposta do PS para o futuro Serviço Regional de Saúde é a criação daquilo a que chamou um Hospital Digital. Uma ideia de partilha de informação entre os hospitais que já foi anunciada há praticamente dez anos, e que nunca foi implementada”, disse António Lima, candidato do Bloco às próximas eleições regionais.

“É algo tão simples, que, décadas depois da invenção da internet, ainda não se conseguiu fazer nos Açores. É incompreensível”, acrescentou.

Após uma reunião com o presidente da Secção dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, o candidato do Bloco acusou mesmo o Governo Regional de fazer “ilusionismo”, por não ter cumprido o compromisso de contratar 80 novos enfermeiros.

Grande parte dos novos enfermeiros estão ao abrigo do programa Estagiar L, que é um programa de formação. “Se estes enfermeiros são necessários no Serviço Regional de Saúde – e é óbvio que são –, então, precisam de um contrato como qualquer trabalhador”, explicou António Lima, que lembrou que os enfermeiros ao abrigo do Estagiar L, trabalham lado-a-lado com os restantes enfermeiros, mas ganham menos cerca de 500 euros mensais.

O Bloco vai continuar a levar ao Parlamento uma proposta – que tem sido sucessivamente rejeitada pelo PS – de impedir a contratação de enfermeiros para o Serviço Regional de Saúde ao abrigo do Estagiar L. É preciso não esquecer que estes profissionais já realizam um estágio curricular ao longo do curso.

António Lima diz ainda que o governo Regional esconde os números relativamente ao que ficou por fazer devido ao período de confinamento provocado pela pandemia.

O Bloco de Esquerda dos Açores defende a criação de um plano de recuperação das consultas e exames que ficaram por fazer devido à pandemia, com calendário e objetivos definidos. Mas para avançar com este plano é preciso conhecer os números objetivos do que não foi realizado, avança.

António Lima defendeu também as reivindicações dos técnicos de diagnóstico e terapêutica que viram, mais uma vez, ainda ontem, o Governo negar a valorização da sua carreira.

Termos relacionados Política