Açores: Greve dos enfermeiros com elevada adesão

A greve dos enfermeiros nos Açores que teve início esta segunda-feira prolongando-se até amanhã atingiu os 75 por cento durante o período da manhã, enquanto no turno da noite cifrou-se nos 91 por cento.

"Estamos em 75% de média geral nos Açores, é positivo, um pouco mais baixo do que a noite por causa dos centros de saúde”, disse o coordenador do Sindicatos dos Enfermeiros Portugueses (SEP) nos Açores, Francisco Branco, tendo acrescentado que “os hospitais têm percentagens muito mais altas de adesão do que os centros de saúde.

Por essa razão, o sindicalista sublinhou que “os hospitais estão com 83% e os centros de saúde com 60% de média".

O sindicalista adiantou que "nos hospitais temos as consultas externas que não estão a funcionar e os blocos operatórios completamente fechados no que diz respeito ao trabalho dos enfermeiros. O impacto maior (…) é mais ao nível do trabalho programado, nomeadamente cirurgias e consultas".

Refira-se que o sindicato convocou a greve nos Açores para os dias 3 e 4 de outubro, porque o governo regional "não cumpriu aquilo a que se tinha comprometido" em relação à reposição de verbas e também à redução de horários.

Desta forma, estão em causa três pontos que afetam os enfermeiros dos hospitais e centros de saúde da região e que, de acordo o SEP, dependem “exclusivamente do executivo açoriano”.

O sindicato reivindica o pagamento de 4,5 milhões de euros, referentes aos retroativos de 2011 a 2013 da reposição do tempo de serviço congelado.

Os enfermeiros exigem ainda o regresso às 35 horas semanais de trabalho, porque, segundo afirmam, existe uma "discriminação" comparativamente aos restantes trabalhadores da função pública.

O SEP exige igualmente a adaptação à região da portaria nacional que regulamenta a direção de enfermagem, argumentando que há enfermeiros nos centros de saúde a ganhar menos 200 euros por mês do que colegas com igual categoria e responsabilidades que trabalham em hospitais.