You are here

Açores: Bloco questiona Governo Regional sobre Legionella no Hospital da Horta

O Bloco de Esquerda quer saber que medidas estão a ser implementadas para lidar com a infeção de Legionella detetada esta semana no Hospital da Horta.
Foto do site Bloco Açores

“Sendo certo que a situação está a ser acompanhada também pela Direção-Geral de Saúde, é importante saber que medidas estão a ser implementadas para debelar esta situação bem com  conhecer a estratégia a ser desenvolvida para minorar a possibilidade de que tal volte a suceder”, lê-se no documento enviado pelo Bloco Açores ao Governo Regional.

 Refira-se que numa análise de rotina efetuada ao sistema de águas do Hospital da Horta, na Ilha do Faial, foi identificada a presença de Legionella nas canalizações, o que foi confirmado pela diretora clínica do hospital, Fátima Pinto.

Medidas futuras

Aquela responsável disse à comunicação social que "nenhum doente foi infetado", tendo acrescentado que "foram realizadas desinfeções no sistema de águas de modo a evitar que possam vir a ocorrer infeções em pacientes e profissionais do hospital".

Perante esta situação, o Bloco Açores quer conhecer as medidas que estão a ser tomadas para lidar com a infeção de Legionella naquela unidade hospitalar e se vai ser preciso preparar um plano com vista à  transferência de utentes para outras unidades hospitalares.

Os bloquistas pretendem ainda saber se há profissionais e/ou utentes do Hospital da Horta que tenham sido infetados com Legionella e também se há uma previsão para ultrapassar a infeção naquela unidade de saúde, além das medidas vão ser postas em prática no futuro para impedir que uma nova infeção de Legionella possa afetar o Hospital da Horta.

AttachmentSize
PDF icon Pergunta do Bloco1001.38 KB
(...)