You are here
Açores: Bloco questiona Governo Regional sobre Legionella no Hospital da Horta

“Sendo certo que a situação está a ser acompanhada também pela Direção-Geral de Saúde, é importante saber que medidas estão a ser implementadas para debelar esta situação bem com conhecer a estratégia a ser desenvolvida para minorar a possibilidade de que tal volte a suceder”, lê-se no documento enviado pelo Bloco Açores ao Governo Regional.
Refira-se que numa análise de rotina efetuada ao sistema de águas do Hospital da Horta, na Ilha do Faial, foi identificada a presença de Legionella nas canalizações, o que foi confirmado pela diretora clínica do hospital, Fátima Pinto.
Medidas futuras
Aquela responsável disse à comunicação social que "nenhum doente foi infetado", tendo acrescentado que "foram realizadas desinfeções no sistema de águas de modo a evitar que possam vir a ocorrer infeções em pacientes e profissionais do hospital".
Perante esta situação, o Bloco Açores quer conhecer as medidas que estão a ser tomadas para lidar com a infeção de Legionella naquela unidade hospitalar e se vai ser preciso preparar um plano com vista à transferência de utentes para outras unidades hospitalares.
Os bloquistas pretendem ainda saber se há profissionais e/ou utentes do Hospital da Horta que tenham sido infetados com Legionella e também se há uma previsão para ultrapassar a infeção naquela unidade de saúde, além das medidas vão ser postas em prática no futuro para impedir que uma nova infeção de Legionella possa afetar o Hospital da Horta.
Attachment | Size |
---|---|
![]() | 1001.38 KB |
Add new comment