You are here

Acontece um desastre climático por semana, avisa a ONU

Mami Mizutori representante especial da ONU para a redução dos desastres climáticos alerta que o ritmo destes problemas está a crescer. Esta organização contabiliza já um incidente por semana. Por isso, defende, está na altura de investir em infraestruturas mais resilientes.
Consequências do ciclone Idai em Moçambique.
Consequências do ciclone Idai em Moçambique. Foto de Climate Center. Flickr.

Há os desastres climáticos que geram alarme mediático e que toda a gente conhece. E, depois, há os outros, aqueles que não surgem nas notícias por não terem impactos espectaculares mas não deixam de ser graves. Todos somados, acontecem a um ritmo de um por semana. O que quer dizer que estão a acelerar.

Quem o diz é Mami Mizutori, a representante especial do secretário-geral da Organização das Nações Unidas para a redução de riscos destes desastres. É assim mais uma voz a sublinhar que as alterações climáticas “não são do futuro, acontecem hoje”. Portanto, acredita, é preciso já investimento. Os custos estimados dos desastres climáticos são de 520 mil milhões de dólares por ano.

Mizutori pensa que não tem havido suficiente investimento em infraestruturas que aumente a sua resiliência. Defende que se normalizem padrões mais rigorosos para casas, estradas, caminhos de ferro, fábricas, estações de abastecimento de água, entre outras que devem ser protegidas dos efeitos de cheias, secas e tempo extremo.

A diplomata japonesa salienta que “não iremos sobreviver” se não “nos confrontarmos” com a questão da adaptação das infraestruturas existentes à realidade das alterações climáticas e dos fenómenos extremos que acarreta. Daí que faça campanha por soluções como, por exemplo, as barreiras naturais às inundações. Uma melhor regulamentação das construções deve também ser uma realidade. Porém, o problema maior está onde o planeamento urbanos e as regras de construção não chegam. Nos bairros clandestinos, os mais pobres são assim também os mais vulneráveis a este tipo de catástrofes.

Termos relacionados Ambiente
(...)