You are here

8 de Março assinalado com concentrações em várias cidades

No âmbito da Greve Feminista Internacional, além das iniciativas online realizam-se concentrações em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Faro, Ponta Delgada e Terceira, para além de uma assembleia nacional online a partir das 18h. Alguns sindicatos já emitiram pré-avisos de greve.
Imagem da Rede 8 de Março | Facebook

Em comunicado, é anunciada a convocação da Greve Feminista Internacional em Portugal, no dia 8 de Março de 2021. A Rede 8 de Março assinala este dia com “ações online, mas também ações nas ruas e praças de várias cidades (respeitando todas as normas de proteção sanitária em vigor). Iremos estar presentes nas ruas de Faro, Coimbra, Lisboa, Porto, Braga, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, para lutar contra a discriminação, violência e desigualdade que persistem nas escolas, nos locais de trabalho, na justiça e na proteção das vítimas de violência de género”.

Para a Rede 8 de Março, “a pandemia veio agravar as desigualdades, carregando sobre os ombros das mulheres ainda mais tarefas, que se prendem com a articulação da vida profissional e familiar em contexto de confinamento, teletrabalho, ensino à distância, etc”. Mas também as “mulheres que estão na linha da frente da pandemia em muitos setores - em especial na saúde e na educação, nos serviços, nos supermercados, no sector das limpezas, serviços esses que não encerraram durante a pandemia”.

Lembramos que no dia 8 de Março temos Greve Feminista Internacional e teremos concentrações presenciais (e assembleia...

Publicado por Rede 8 de Março em Sábado, 6 de março de 2021

“A nossa convocação vai além de uma greve tradicional - ou seja, laboral. As nossas reivindicações estendem-se ao âmbito da reprodução social, à esfera dos cuidados domésticos e familiares, à vida estudantil e à sociedade de consumo. Pretendemos unir-nos às mulheres de todas as partes do mundo”, sublinham.

Vários sindicatos já emitiram vários pré-avisos de greve, como o Sindicato de Trabalhadores de Call Center e o Sindicato de Tod@s @s Professor@s. O Sindicato Independente de Profissionais da Enfermagem também apoia a iniciativa.

Os motivos que levam à convocação desta greve são vários, mas sobretudo devido ao “contexto pandémico atual, com os seus inegáveis impactos económicos e sociais, reforçam a necessidade da luta feminista por melhores condições de vida”. Entre março e abril de 2020, 9 de cada 10 empregos que se perdiam eram ocupados por mulheres.

"Além disso, os casos de violência doméstica têm vindo a agravar-se com um consequente aumento das tentativas de femicídios desde o início deste ano. 34% das queixas apresentadas corresponderam a vítimas de violência doméstica pela primeira vez.  A violência patriarcal já fez pelo menos 4 vítimas mortais este ano e 32 (27 mulheres) em 2020. A violência e controle policial também têm aumentado, em nome da segurança sanitária", sublinha a Rede 8 de Março.

Iniciativas da Rede 8 de Março: 

Todas as ações são realizadas amanhã, 8 de março de 2021: 

Porto - Na Avenida dos Aliados às 19h

Lisboa - No Rossio às 18h

Coimbra - Na Praça 8 de Maio às 17h 

Braga - Na Avenida Central às 18:30h 

Faro - No Mercado Municipal às 11:30h 

Ponta Delgada - Nas Portas da Cidade às 18h 

Terceira - Na Praça Velha às 18h 

Haverá também uma Assembleia Nacional online aberta às 18h. 

Greve feminista com emissão online

A greve foi convocada também pela Plataforma Greve Feminista Internacional, que reúne coletivos e associações do feminismo interseccional.

A partir da meia noite está no ar o site grevefeminista.pt e foi lançado um “kit manifestação” para que “todas as pessoas possam participar ativamente da Greve Feminista e manifestar-se como bem entenderem.

Também haverá lugar à ocupação do espaço público, na Praça Luís de Camões, em Lisboa, e na Praça do Marquês, no Porto, a partir das 16h30. A organização fará uma emissão em direto destas concentrações, no seu canal Youtube “Greve Feminista PT", e ressalva que “as indicações de saúde pública serão incentivadas através da equipa de cuidados - equipa que distribuirá álcool gel, máscaras e irá garantir o distanciamento físico entre pessoas”.

 

Termos relacionados Sociedade
(...)