You are here

513 investigadores seniores lutam por emprego

Os investigadores enviaram uma carta ao presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão, exigindo mais vagas. Pretendem a existência de uma “carreira científica sólida e sustentável.”
Foto de Gabriel de Andrade Fernandes/Flickr

O concurso para a contratação de investigadores inicia-se esta quinta-feira. Mas os investigadores seniores não estão satisfeitos com o número de vagas para categorias como investigador-auxiliar, investigador-principal e coordenador. Foi isso que fizeram saber a Paulo Ferrão, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Os 513 signatários da carta reclamam porque há no concurso deste ano menos 200 vagas para investigador sénior do que no anterior. Afirmam que mais de metade das vagas disponíveis são para investigadores-júnior, queixando-se de uma “assimetria” e de “desigualdade de oportunidades”. Alegam que a “distorção” do número de vagas leva a que em muitos dos concursos para investigadores juniores haja um candidato único ou mesmo nenhum. Acrescentam que este facto descoordena o sistema uma vez que contrata investigadores juniores mas os deixa sem líderes de equipa.

Entre estes investigadores alguns estão desempregados apesar de terem sido selecionados no concurso de estímulo ao emprego científico de 2017. Aguardam ainda a publicação dos resultados finais deste concurso. Segundo a FCT, o concurso correspondente a 2019 abrirá apenas em dezembro, não avançando o organismo público com qualquer estimativa de número de vagas disponíveis.

Os signatários também não estão satisfeitos pela forma como o Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP) tem sido gerido na sua área. Abriram apenas186 vagas, o que significa que apenas 1 em cada 20 investigadores contratados a termo poderá aspirar a um contrato sem termo na carreira de investigação.

Por todas estas razões, este conjunto de cientistas apela ao Ministério “para que reveja urgentemente a sua estratégia de contratação de modo a permitir e fomentar o estabelecimento de uma carreira científica sólida e sustentável, capaz de produzir melhor ciência ao serviço dos enormes desafios que a nossa sociedade enfrenta.”

Termos relacionados Sociedade
(...)