You are here
50 anos das Novas Cartas Portuguesas: Celebrar e reinventar o feminismo

Pelas 10h30 terá lugar a conversa “Afinal onde estavam as mulheres?”, com Ana Gabriela Macedo, professora da Universidade do Minho, Cecília Honório, professora de história, e Luísa Sequeira, realizadora e encenadora.
Após o almoço, pelas 14h30, realizar-se-á a sessão “As ideias ‘chatas’ das feministas”, com a exibição do filme “Novíssimas Cartas Portuguesas” (45') de Irina Pampim e Cecília Honório. A apresentação estará a cargo de Andrea Peniche, ativista de A Coletiva, e Sara Barros Leitão, atriz, encenadora. Seguir-se-á um debate com a produtora Irina Pampim Silva, Cecília Honório e outros membros da equipa.
O documentário Novíssimas Cartas Portuguesas volta às protagonistas iniciais das Novas cartas Portuguesas com entrevistas inéditas a Maria Teresa Horta, Helena Neves ou Ana Campos e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, entrevistando Rita Rato, Sara Barros Leitão, mulheres trans, mulheres negras e jovens.
Este trabalho estreou no Olhares do Mediterrâneo, Women's Film Fest com uma sessão especial comemorativa no Cinema São Jorge.
Add new comment