You are here

2016 poderá ser o ano mais quente de sempre

Com as temperaturas a situarem-se acima da média dos registos dos últimos 80 anos, 2016 poderá vir a ser o ano mais quente de sempre no mundo.
"O valor médio da temperatura máxima no verão foi o mais alto desde 1931", refere o IPMA
"O valor médio da temperatura máxima no verão foi o mais alto desde 1931", refere o IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que faz o controle da meteorologia em Portugal, revela que o ano que está prestes a findar será classificado “como um ano quente”.

O El Niño e as atividades humanas levaram 2016 a ser muito provavelmente o ano mais quente de sempre no mundo. Em Portugal as temperaturas também ficaram bastante acima da média dos últimos 80 anos.

Desta forma, e de acordo com aquele organismo, 2016 será, em média, o quarto ou quinto ano mais quente se tivermos em conta as últimos 80 anos e também aquele em que as últimas décadas foram muito mais quentes do que as anteriores.

Segundo o IPMA, o valor de temperatura média do ar no país será cerca de 0,6 graus acima do valor normal ou médio registado em Portugal desde 1931, e acrescenta que "em 2016 a temperatura média do ar em Portugal continental foi, na generalidade dos meses, muito superior ao normal".

Anomalias superiores a um grau

Ao longo do ano, janeiro e o período compreendido entre junho e outubro tiveram anomalias superiores a +1 grau nas temperaturas médias, e dezembro foi, até ao momento, um mês mais quente que o normal (+0,5 graus).

O valor médio da temperatura máxima no verão foi o mais alto também desde 1931, salienta ainda o IPMA.

Se se alargar esta análise em termos geográficos verifica-se que nos outros países europeus e no mundo, este ano é classificado como “excecionalmente quente”.

A Organização Meteorológica Mundial sublinha que "na Europa o valor médio da temperatura do ar de janeiro a dezembro de 2016 será provavelmente o quarto ano mais quente, após dois anos consecutivos, 2014 e 2015, em que foram ultrapassados recordes dos valores de temperatura".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)