You are here

2000 produtos com menos sal e açúcar

Esta quinta-feira, foi assinado um protocolo com a indústria alimentar que permitirá reformular produtos que representam pelo menos 80% do total das vendas.
Fotografia: commons/wikimedia.org
Fotografia: commons/wikimedia.org

Através de uma entrevista dada ao Público, a diretora do Programa Nacional para a Alimentação Saudável informou que mais de dois mil produtos alimentares vão passar a ter menos sal e açúcar. Depois de um “processo complexo”, que durou mais de um ano, a Direção Geral da Saúde assinou um protocolo com a indústria alimentar para reduzir as quantidades de açúcar, sal e gorduras trans em cereais de pequeno-almoço, iogurtes, pão, sopas prontas a comer ou batatas fritas atá 2022.

O processo envolveu 17 reuniões. Concluído, irá permitir reformular produtos que representam pelo menos 80% do total de vendas de cada categoria. No caso do açúcar, serão cereais de pequeno-almoço, refrigerantes, néctares de fruta, iogurtes e leites com chocolate; no sal, além dos cereais de pequeno almoço, batatas fritas e outros snacks, pão, sopas e outras refeições prontas a consumir; nos ácidos gordos trans, o foco são produtos alimentares de pastelaria.

O objetivo é atingir as metas em 2022. Estas passam por reduzir em 10% o sal utilizado nos cereais de pequeno-almoço e pizas e em 12% nas batatas fritas e outras snacks.

Caso estas metas sejam alcançadas, os portugueses irão consumir menos 1825 toneladas de sal e menos 13 mil toneladas de açúcar em comparação com o que consumiam em 2016.

Termos relacionados Sociedade
(...)