You are here

18 toneladas de plástico detectadas numa ilha inabitada

A ilha Henderson foi designada Património da Humanidade pela UNESCO em 1988. É também, oficialmente, “o local mais poluído do mundo”. 
Imagem da praia Este da ilha Henderson, por Tara Proud.
Imagem da praia Este da ilha Henderson, por Tara Proud.
Henderson Island, uma ilha remota no meio do Oceano Pacífico, é não só inabitada como também um dos locais mais poluídos do mundo. 
 
Numa visita ao local, cientistas encontraram uma das maiores concentrações de partículas poluentes, dos quais 99,8% são plásticos. 
 
Quase 18 toneladas de plástico foram parar à ilha devido às correntes do Pacífico Sul. Quase 38 milhões de pedaços e partículas de diferentes tamanhos se amontoaram não só nas praias mas também no subsolo, onde aliás se encontra a maioria do plástico encontrado na ilha. 68% do plástico não está visível, com pelo menos 4,5 mil partículas por metro quadrado enterradas até 10 centímetros de profundidade no solo. Cerca de 13 mil partículas chegam à ilha todos os dias. 

 

 

Neste vídeo produzido pela Al Jazeera, a investigadora Jennifer Lavers descreve o que encontrou em Henderson Island: “Henderson é realmente uma situação alarmante. Tem a maior densidade de plástico que já vi em toda a minha carreira.” E a fonte de todo o lixo? Lavers afirma que, “o que descobrimos também neste estudo é que as fontes da poluição nesta ilha são, na sua grande maioria, os produtos de consumo do dia-a-dia que a maior parte das pessoas não hesita em comprar e pensar no que significa utilizá-los.” 

Além disso, “o plástico é velho, é frágil, afiado e altamente tóxico”. Considerando que, até há poucos anos, não era sequer visível lixo plástico, o ritmo a que a poluição se está a acumular é inesperado. 
 
A ilha Henderson foi designada Património da Humanidade pela UNESCO em 1988. É também, oficialmente, “o local mais poluído do mundo”. 
 
Termos relacionados Ambiente
(...)