You are here

11 de fevereiro, dia de revolta contra a espionagem da NSA

Mais de 5.500 sites aderem ao protesto internacional contra a vigilância em massa exercida pela Agência Nacional de Segurança dos EUA sobre as comunicações telefónicas e na Internet em todo o mundo, e pela liberdade na net. O Esquerda.net associa-se à iniciativa.
Para além da afixação do banner de protesto contra a espionagem da NSA, haverá algumas concentrações, palestras e “cryptopartys” em diversas cidades do planeta.

Realiza-se esta terça-feira um protesto contra a vigilância em massa praticada pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos sobre as comunicações dos cidadãos de todo o mundo. A iniciativa nasceu de uma coligação de ativistas dos Estados Unidos, mas tem uma dimensão internacional. O Esquerda.net, que já dedicou um dossier a este tema, associa-se à iniciativa, afixando o banner da campanha. A poucas horas de começar a jornada de protesto, eram já mais de 5.500 os sites participantes.

A coligação de organizações impulsionadoras do evento nos Estados Unidos inclui a Demand Progress, a Electronic Frontier Foundation ou a Fight For the Future, redes sociais como Reddit, comunidades de programadores, como a Mozilla, e blogs como o Boing Boing.

A ação ocorre dois anos depois dos protestos contra os projetos de lei SOPA (Stop Online Piracy Act – Lei de Combate à Pirataria Online) e o PIPA (Protect Intelectual Property Act), que acabaram por ser abandonados. Os organizadores pretendem também recordar o ativista Aaron Swartz, fundador da Demand Progress, que se suicidou na sequência do processo que lhe foi movido por ter feito o download e distribuído artigos científicos do Massachusetts Institute of Technology.

Concentrações, palestras e “cryptopartys”

Para além da afixação do banner de protesto contra a espionagem da NSA, haverá algumas concentrações, palestras e “cryptopartys” em diversas cidades do planeta: Copenhaga, Estocolmo Londres, San José da Costa Rica, Bogotá, San Francisco, Los Angeles, Chicago, Belgrado, Karlsruhe. Uma cryptoparty (criptofesta) é um evento onde as pessoas preocupadas em se defender da vigilância da NSA se juntam para aprender a utilizar software que defenda a sua privacidade.  

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)