You are here

100 mil voos sem passageiros serão realizados este inverno na Europa

Segundo a análise da Greenpeace, os voos realizados exclusivamente para manter slots nos aeroportos irão gerar 2,1 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa.
Foto via Flickr.

São milhares de voos sem passageiros que todas as companhias aéreas europeias estão a realizar com o único propósito de manter reservados os seus direitos de aterragem e parqueamento nos aeroportos onde operam.

Segundo a organização ambientalista Greenpeace, estes “voos fantasma” deverão ultrapassar os 100 mil durante o inverno, gerando um total de 2,1 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa, o equivalente ao total das emissões de 1,4 milhões de automóveis a gasolina ou diesel num ano inteiro.

A “exigência legal da Comissão Europeia” para que as companhias aéreas “realizem voos vazios não é apenas poluente mas também extremamente hipócrita considerando o seu discurso ambientalista”, disse Herwih Schuster ao Guardian.

“As emissões de transportes estão a atingir recordes. Seria irresponsável a União Europeia não acabar com os voos fantasma e banir os voos de curta distância onde existem alternativas de comboio”, disse ainda.

No início da crise pandémica, a Comissão Europeia suspendeu os critérios de manutenção de slots. Em outubro de 2021, repôs as obrigações em 50% e planeia subir para 64% em março deste ano.

O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, assumiu que a empresa realizou já mais de 18 mil voos “desnecessários”, e que entre janeiro e março de 2021 apenas 45% dos voos estavam cheios.

Termos relacionados Ambiente
(...)