1% da população mundial possui mais do que os restantes 99%

"O fosso entre a faixa dos mais ricos e do restante da população (do planeta) aprofundou-se de forma dramática nos últimos 12 meses", avança a Oxfan. Segundo esta organização, em 2015, 62 pessoas detinham tanto capital como a metade mais pobre da população mundial.
Foto de Paulete Matos.

No ano passado, o capital acumulado pelo 1% das pessoas mais ricas do mundo suplantou o dos 99% restantes, constata a organização não-governamental (ONG) britânica Oxfan no relatório intitulado "Uma economia a serviço do 1%", que foi divulgado esta segunda-feira.

"O fosso entre a faixa dos mais ricos e do restante da população (do planeta) aprofundou-se de forma dramática nos últimos 12 meses", avança a organização.

"No ano passado, a Oxfam previu que isso aconteceria em 2016. No entanto, aconteceu já em 2015: um ano antes", lê-se no relatório, tornado público dois dias antes do início do Fórum Económico Mundial de Davos, onde se vão reunir os líderes políticos e responsáveis das empresas mais influentes do mundo.

A ONG estima que "62 pessoas possuem tanto (capital) quanto a metade mais pobre da população mundial", quando há apenas cinco anos eram 388.

"Não podemos continuar a deixar que centenas de milhões de pessoas passem fome, quando os recursos para ajudá-los estão concentrados no topo em tão poucas pessoas", defendeu Manon Aubry, responsável pelos assuntos de Justiça Fiscal e Desigualdades da Oxfam França.

Segundo a ONG britânica, "desde o início do século XXI, a metade mais pobre da humanidade beneficia de menos de 1% do aumento total da riqueza mundial, enquanto os 1% mais ricos distribuíram entre si metade desse aumento".

A Oxfam exorta a que se ponha fim "à era dos paraísos fiscais", assinalando que nove em cada dez empresas que figuram "entre os sócios estratégicos" do Fórum Económico Mundial de Davos "estão presentes em pelo menos um paraíso fiscal".

"Devemos abordar os governos, empresas e elites económicas presentes em Davos para que se comprometam a pôr fim a esta era dos paraísos fiscais, que alimentam as desigualdades mundiais e impedem centenas de milhões de pessoas de sair da pobreza", frisou a diretora-geral da Oxfam International, Winnie Byanyima.

Termos relacionados Internacional