You are here

“O Princípio da Universidade”

Ciclo promovido pelos estudantes do Bloco de Esquerda vai debater este sábado em Lisboa um projeto democrático para a universidade pública. Participam, entre outros, João Semedo e Marisa Matias, António Sampaio da Nóvoa e Fernando Rosas, Sandra Monteiro e Paulo Pena.

Os estudantes do Bloco de Esquerda promovem neste sábado, 1 de março, um ciclo de debates sob o lema “O Princípio da Universidade” que decorre entre as 10h e as 18h30 no auditório Mário Murteira do ISCTE, em Lisboa.

Na convocatória, a iniciativa é apresentada como uma “reflexão acerca desse projeto democrático para a universidade pública. O que está acontecer à Universidade em Portugal? Como deve ser a Universidade que queremos? Em que valores assenta? Como juntamos mais gente e mais força para lutar pela universidade pública e democrática?”

Os debates contam com a participação de António Sampaio da Nóvoa (professor e antigo reitor da UL), Fernando Rosas (professor universitário), para discutir a universidade em crise nestes tempos de austeridade e de retrocesso, assim como as alternativas à política universitária que existe.

João Teixeira Lopes (professor de sociologia da UP) e Irina Castro (bolseira precária) animam o debate sobre que agenda escondem estes cortes brutais à investigação científica. E por fim, Mariana Gomes (dirigente estudantil no Ensino Superior) Sandra Monteiro (diretora do Le Monde Diplomatique) e Paulo Pena (jornalista) discutem os percursos e os desafios da luta pela universidade democrática. A abertura será feita por João Semedo e Ana Rosa, e o encerramento por Marisa Matias e João Nuno Paulo.

Programa:

10h - Abertura

João Semedo e Ana Rosa

10h30 - Universidade em crise: haverá alternativa?

António Sampaio da Nóvoa e Fernando Rosas

13h - Almoço

14h30 - O que escondem os cortes à investigação científica?

João Teixeira Lopes e Irina Castro

16h30 - Os desafios da luta pela universidade democrática

Paulo Pena, Sandra Monteiro e Mariana Gomes

18h30 - Encerramento

João Nuno Paulo e Marisa Matias

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)