“O Bloco não se cala”

Líder parlamentar do Bloco lamenta que a presidente da AR tenha recusado a realização de uma conferência de líderes extraordinária no final do plenário, depois de Passos Coelho se ter recusado a responder às questões colocadas por Catarina Martins. “O que dissemos é a verdade. O governo não tem palavra”, insistiu Pedro Filipe Soares.
Pedro Filipe Soares disse que o Bloco de Esquerda não se atemoriza. Foto de Paulete Matos.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acusou o governo de procurar exercer pressões sobre a Assembleia da República ao recusar-se a responder às perguntas colocadas pelos deputados.

“O que dissemos é a verdade”, afirmou o líder bloquista. “O governo disse uma coisa e fez o contrário. O governo disse que os cortes dos salário e pensões da função pública eram transitórios e agora vem dizer que são permanentes.” E reafirmou: “O governo não tem palavra”.

Pedro Filipe Soares recordou que o primeiro-ministro alegou o “direito à indignação” para se remeter ao silêncio. “Mas o governo não pode transformar numa questão moral o que é uma acusação política e legítima”, disse o deputado, que insistiu: “O Bloco não se cala.”

Obrigação do governo é responder

O líder parlamentar reafirmou que a obrigação dos partidos políticos é dizer o que sente o país, e a do primeiro-ministro é responder aos deputados, e defendeu que a AR deve unir-se na exigência de que o governo responda a todas as questões colocadas pela Assembleia.

“Se o governo lhe dói, nós estamos cá para pôr o dedo na ferida”, disse ainda o deputado, insistindo que o Bloco não se atemoriza.

Diante do silêncio de Passos Coelho face às interpelações da coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins, a bancada do partido abandonou o plenário e pediu a realização de uma conferência extraordinária de líderes

Mas a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, recusou o pedido, remetendo a discussão da atitude do primeiro-ministro para a próxima reunião regular da conferência de líderes.