You are here

“De pé contra a austeridade”

"O nosso inimigo é a austeridade que condena Portugal e a Europa ao desemprego e ao empobrecimento. O nosso alvo é o Tratado Orçamental" salientou Marisa Matias na apresentação do manifesto eleitoral do Bloco de Esquerda às europeias. No ato intervieram ainda João Semedo, coordenador do Bloco, e João Lavinha e Cláudio Torres, respetivamente segundo e terceiro candidatos.

 

A eurodeputada e cabeça de lista do Bloco às eleições europeias afirmou na sua intervenção: “a alternativa que existe é clara: ou reestruturamos a dívida para garantir que há recursos para investir e promover o emprego ou a dívida reestrutura as nossas vidas”. A eurodeputada salientou então que “a estratégia do ‘bom aluno' é, por isso, suicidária” e que a “obediência é retrocesso”, realçando: “Estamos aqui porque queremos o futuro, de pé, com clareza e coragem”!

“Angela Merkel só vai poder votar na Alemanha, não tem qualquer direito de voto ou veto nem em Portugal nem nos outros países da União Europeia (UE)”, destacou Marisa Matias, salientando que o Bloco vai defender, "de pé, uma refundação da UE e das suas instituições".

A eurodeputada sublinhou também que no dia das eleições, "qualquer desempregado tem o voto que vale tanto como o de Passos Coelho" e "até Cavaco Silva tem também apenas um voto, rigorosamente metade do que vale a opinião dos dois conselheiros despedidos de Belém por terem assinado o manifesto de reestruturação da dívida".

Marisa Matias considerou também que as eleições a 25 de maio são como um “ajuste de contas” e criticou: "Passos Coelho, disse que só sairíamos da crise empobrecendo" e "cumpriu a segunda parte".

"Empobrecemos efetivamente, mas do fim da crise, desse, nem sequer um sinal. Não há semana em que não ameacem os pensionistas com novos cortes, taxa ou imposto. Três anos e 29 mil milhões de euros de austeridade depois, a dívida pública está 20 mil milhões de euros acima do previsto no memorando de entendimento", salientou ainda a eurodeputada.

Marisa Matias clarificou destacando que “os nossos adversários não são os pensionistas, os imigrantes, as minorias étnicas, os pobres, os gays, os professores ou os desempregados", que "os nossos alvos não são a saúde, a educação, a cultura ou a ciência” e concluiu: “O nosso inimigo é a austeridades que condena Portugal e a Europa ao desemprego e ao empobrecimento. O nosso alvo é o Tratado Orçamental”.

Semedo afirma que Conselho de Ministros esteve 5 horas a discutir cortes

Na sua intervenção, João Semedo começou por salientar que o Bloco, ao longo dos últimos dez anos construiu alternativa e sublinhou que Miguel Portas, Alda Sousa e Marisa Matias foram os rostos desse património.

Referindo-se à situação política nacional, o coordenador do Bloco afirmou:

"Ainda hoje o que o Conselho de Ministros esteve a fazer, durante cinco horas, foi exatamente aquilo para que o secretário de Estado tinha avisado, prevenido, na quinta-feira passada: mais cortes nos salários, nas pensões, nos serviços públicos".

"Este Governo e este Conselho de Ministros não sabem fazer outra coisa. Só sabem impor austeridade, só sabem fazer cortes", realçou João Semedo.

Sobre as eleições europeias, o coordenador do Bloco destacou ainda que o Bloco se vai bater contra a austeridade e pela renegociação da dívida nas instâncias europeias e afirmou:

"Não antecipamos resultados, ao contrário do que muitos fazem, mas olhamos para estas eleições com uma grande certeza. O Bloco parte embalado na força, energia, capacidade, determinação, inteligência e saber de cada um destes 21 candidatos. Homens e mulheres que se têm batido nas suas diferentes atividades e dimensões de combate à austeridade contra esta política”.

João Lavinha: “Há no imediato que recusar esta austeridade”

O segundo candidato do Bloco, independente, às europeias começou por referir as suas intervenções em campanhas eleitorais: em 1969, na CDE de Lisboa, “no tempo da oposição democrática ao fascismo”; em 1976, na candidatura de Otelo à Presidência da República “ao lado dos que procuravam aprofundar a experiência democrática com a participação em organizações populares de base” e em 1986, “empenhei-me no movimento que, a propósito da campanha presidencial de Maria de Lurdes Pintasilgo, visava uma vez mais o aprofundamento da nossa democracia...”.

João Lavinha salientou então: “O que une estas três intervenções anteriores e a presente candidatura ao Parlamento Europeu é a minha aspiração profunda ao exercício de uma cidadania ativa motivada por uma avaliação muito crítica que faço da nossa relação como cidadãos com o poder político e o sistema económico e financeiro que nos governa”.

João Lavinha afirmou ainda: “Em relação a Portugal, há no imediato que recusar esta austeridade que arde mas não cura, negociar uma reestruturação da dívida pública e promover o referendo ao tratado orçamental”.

Por fim, o segundo candidato da lista do Bloco às europeias, afirmou: “Enquanto membro do Parlamento Europeu comprometo-me essencialmente a contribuir para travar e reverter a regressão civilizacional nos planos político, económico, social e cultural que a austeridade está a trazer às populações dos países periféricos da União Europeia e, em particular, às pessoas mais novas e às mais idosas”.

Cláudio Torres: “Faz falta o Mediterrâneo”

Considerando que “desobedecer à Europa é uma boa ideia”, o terceiro candidato do Bloco, independente, às europeias afirmou que pretende que a sua participação seja também “uma espécie de homenagem ao Miguel Portas”.

Recordando que “foi com o Miguel que descobrimos ou abrimos o caminho ao Mediterrâneo”, Claúdio Torres afirmou que “falta uma componente fundamental à Europa que é o Mediterrâneo”.

Sublinhando, que “do lado Norte e do lado Sul é a mesma cultura é a mesma civilização”, Claúdio Torres considerou que “é com eles também que vamos construir uma nova Europa”.

Cláudio Torres considerou ainda que “o Mediterrâneo já está a mexer” e afirmou a concluir: “Faz falta neste nosso programa a abertura ao Mediterrâneo”.

ESQUERDA.NET | Bloco de Esquerda apresenta manifesto eleitoral às Europeias 2014

Termos relacionados Política
(...)