O multimilionário George Soros - ele mesmo o maior investidor de fundos privados do mundo - afirma que a principal causa para o aumento dos preços do petróleo é precisamente a especulação. Em entrevista ao "Daily Telegraph", Soros defende que apesar da queda do dólar e do aumento da procura na China influenciarem os preços da matéria-prima, são os especuladores que mais fortemente afectam a subida de preços, que começam a "ter a forma de uma bolha".
Na semana passada, petróleo atingiu um novo máximo ao negociar, pela primeira vez, acima dos 135 dólares por barril e começa a "ter a forma de uma bolha", afirmou Soros. Segundo o multimilionário, está bolha não vai rebentar enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido não entrarem em recessão. Mas quando isso acontecer os preços vão cair de forma dramática. "Podemos antecipar que esta bolha vai corrigir mas é pouco provável que isso aconteça antes da recessão económica reduzir a procura", explicou Soros nesta entrevista.
Apesar da queda do dólar, da manutenção da oferta no Médio Oriente e do aumento da procura na China influenciarem os preços da matéria-prima, é principalmente a especulação que tem determinado a subida dos preços dos combustíveis, defendeu o multimilionário.
Multimilionário diz que a especulação é a principal causa da alta do petróleo
04 de junho 2008 - 0:00
PARTILHAR
