Está aqui

Galeano: o segredo das acampadas é a “vitamina E”

Para o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que apareceu de surpresa na Praça Catalunha, depois de ter estado também nas Portas do Sol, o segredo das acampadas é a “vitamina E”, de Entusiasmo.

 

“Entusiasmo”, explica Galeano, vem de uma palavra grega que significa “ter os deuses dentro”. “E cada vez que vejo que os deuses estão dentro de uma pessoa, ou de muitas, ou de coisas, ou da natureza... digo: 'Isso é o que falta para me convencer de que viver vale a pena'”.

Galeano diz que vivemos num mundo infame, muito pouco alentador. “Mas há outro mundo na barriga deste, esperando. Que é um mundo diferente. Diferente e de parto difícil. Não nasce facilmente. Mas com certeza pulsa no mundo em que estamos.” O escritor uruguaio diz que reconhece esse outro mundo em manifestações espontâneas como a da Praça Catalunha, em Barcelona, ou na Porta do Sol, em Madrid.

Eduardo Galeano en la #acampadaBCN PT

(...)

Resto dossier

Espanha: Movimento 15-M

Começou no dia 15 de Maio em Madrid, espalhou-se por todo o Estado Espanhol e por inúmeros países. Mas afinal, o que é este Movimento 15-M, os “Indignados”, as “Acampadas"? Neste dossier, o Esquerda.net recolhe alguns textos e vídeos, sem de longe pretender esgotar o tema.

Amanhã começou o 15-M

O nexo de união entre a praça do Sol e Tahrir é a dignidade de uma juventude que quer ter futuro e que actua também em nosso nome, incluindo os que no activo têm mais passado do que futuro. Por Manuel Gari.

15 M – Um Acontecimento

As manifestações e os acampamentos em mais de 50 cidades constituem um Acontecimento fundador de um novo tipo de movimento social com perspectivas de duração. Sete perguntas a Jaime Pastor.

Manifesto Plural

Pontos de acordo sobre o manifesto plural redigido durante a madrugada de 18 de Maio, na Puerta del Sol

Apontamentos sobre a Espanha rebelde

De dentro das praças e acampamentos, o filósofo e militante italiano Toni Negri discute formas de organização, reivindicações e perspectivas do movimento na Espanha. Por Antonio Negri.

A rebelião d@s indignad@s. Notas a partir da Praça Tahrir de Barcelona

Esta "rebelião d@s indignad@s" inquieta as elites políticas, sempre incomodadas quando a população leva a sério a democracia... e decide começar a praticá-la por sua conta. Por Josep Maria Antentas e Esther Vivas
 

Galeano: o segredo das acampadas é a “vitamina E”

Para o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que apareceu de surpresa na Praça Catalunha, depois de ter estado também nas Portas do Sol, o segredo das acampadas é a “vitamina E”, de Entusiasmo.

#Wikiacampadas

É uma nova política para sair da crise a caminho de um novo modo de vida construído colectivamente. Por Manuel Castells

O futuro do Movimento 15-M

A transferência do recinto do espectáculo mediático para o mais modesto da acção local, ainda que de modo algum obrigue a cancelar possíveis iniciativas de carácter geral, parece fazer deslizar o movimento para uma tarefa mais difícil e menos vistosa. Por Carlos Taibo, Rebelión

"Indignados" de Barcelona debatem futuro do movimento

Assembleia discutiu estratégias para sair do local central dos protestos em Barcelona, expandindo o movimento a outras áreas da cidade e do país. Por Fabíola Munhoz directo de Barcelona, especial para a Carta Maior