O Fórum Parlamentar Mundial (FPM), promovido pelo Fórum de São Paulo da América Latina e pelo GUE/NGL do Parlamento Europeu, começou em Belém do Pará, juntando pela sexta vez representantes de vários países da América Latina e da Europa.
Texto e fotos de Renato Soeiro, de Belém do Pará, Brasil
Os promotores - Fórum de São Paulo da América Latina e o GUE/NGL do Parlamento Europeu - organizaram reuniões em torno de 3 importantes questões: diagnóstico dos actuais conflitos e perspectivas para os movimentos de paz, crise financeira, energética e ambiental, e o seu impacto no desenvolvimento das pessoas e politicas de imigração no contexto da cooperação regional.
Os participantes abordarão estas questões através de uma perspectiva de acção parlamentar progressista e a possibilidade de uma cooperação internacional. No final, uma declaração formal deve ser aprovada.
Como disse, Helmut Markov, eurodeputado alemão: " Esta complexa e multifacetada crise, e o grande fosso entre ricos e pobres, não pode ser resolvido através dos instrumentos actualmente usados pela maioria dos governos. Todos estes problemas, que temos estado a debater no FPM: o acesso universal à saúde, educação, agua e outros serviços públicos, devem ser dirigidos por uma mudança fundamental nas formas de pensar politicamente. É urgente um outro contracto social.