Espanha: Movimento 15-M

Começou no dia 15 de Maio em Madrid, espalhou-se por todo o Estado Espanhol e por inúmeros países. Mas afinal, o que é este Movimento 15-M, os “Indignados”, as “Acampadas"? Neste dossier, o Esquerda.net recolhe alguns textos e vídeos, sem de longe pretender esgotar o tema.
A "acampada" das Portas do Sol. Foto de Júlio Albarrán

O nexo entre as praças do Sol e Tahrir é a dignidade de uma juventude que quer ter futuro, diz Manuel Gari. Para Jaime Pastor, as manifestações e os acampamentos constituem um acontecimento fundador de um novo movimento social. Leia o Manifesto Plural redigido em Madrid. Toni Negri discute formas de organizaçãoe perspectivas e Josep Maria Antentas e Esther Vivas escrevem notas sobre a rebelião d@s indignad@s. Eduardo Galeano diz que o segredo é a “vitamina E” (vídeo) e o sociólogo Manuel Castells conclui que as #Wikiacampadas apontam para um novo modo de vida construído colectivamente. Sobre o futuro, Carlos Taibo discute a transferência do recinto do espectáculo mediático para a acção local. E Fabíola Munhoz relata os debates de uma assembleia.

Dossier coordenado por Luis Leiria.

Resto dossier

Espanha: Movimento 15-M

Amanhã começou o 15-M

O nexo de união entre a praça do Sol e Tahrir é a dignidade de uma juventude que quer ter futuro e que actua também em nosso nome, incluindo os que no activo têm mais passado do que futuro. Por Manuel Gari.

15 M – Um Acontecimento

As manifestações e os acampamentos em mais de 50 cidades constituem um Acontecimento fundador de um novo tipo de movimento social com perspectivas de duração. Sete perguntas a Jaime Pastor.

Manifesto Plural

Pontos de acordo sobre o manifesto plural redigido durante a madrugada de 18 de Maio, na Puerta del Sol

Apontamentos sobre a Espanha rebelde

De dentro das praças e acampamentos, o filósofo e militante italiano Toni Negri discute formas de organização, reivindicações e perspectivas do movimento na Espanha. Por Antonio Negri.

A rebelião d@s indignad@s. Notas a partir da Praça Tahrir de Barcelona

Esta "rebelião d@s indignad@s" inquieta as elites políticas, sempre incomodadas quando a população leva a sério a democracia... e decide começar a praticá-la por sua conta. Por Josep Maria Antentas e Esther Vivas

Galeano: o segredo das acampadas é a “vitamina E”

Para o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que apareceu de surpresa na Praça Catalunha, depois de ter estado também nas Portas do Sol, o segredo das acampadas é a “vitamina E”, de Entusiasmo.

#Wikiacampadas

É uma nova política para sair da crise a caminho de um novo modo de vida construído colectivamente. Por Manuel Castells

O futuro do Movimento 15-M

A transferência do recinto do espectáculo mediático para o mais modesto da acção local, ainda que de modo algum obrigue a cancelar possíveis iniciativas de carácter geral, parece fazer deslizar o movimento para uma tarefa mais difícil e menos vistosa. Por Carlos Taibo, Rebelión