Está aqui

Newsletter de 2 de Outubro 2019

"Um país mais justo respeita quem constrói os seus serviços públicos"

Comício do Bloco em Braga, 1 de outubro de 2019. Foto: Paula Nunes.
Política

"Um país mais justo respeita quem constrói os seus serviços públicos"

2 de Outubro 2019

Em comício em Braga, Catarina Martins saudou as conquistas de cuidadores informais, amas, precários do PREVPAP, e elogiou quem "faz milagres todos os dias" nas escolas e hospitais e merece melhores condições. Manifestou também confiança na eleição de um segundo deputado pelo distrito.

Jornada Nacional de Luta organizada pela CGTP, Lisboa, 16 de fevereiro de 2013.
Sociedade

Funcionários públicos perderam poder de compra nesta década

1 de Outubro 2019

Entre 2010 e 2019, o poder de compra dos funcionários públicos caiu 10,5%, segundo as contas feitas pelo jornal Expresso. Há agora menos 52 mil  trabalhadores na Função Pública e "mais do que duplicou" o número de  funcionários com mais de 65 anos.

Encontro com cuidadores informais. Outubro de 2019.
Política

Os cuidadores deixaram de ser invisíveis mas precisamos de reforçar os seus direitos

1 de Outubro 2019

Numa sessão com cuidadores informais, Catarina Martins defendeu a importância de, na próxima legislatura, “termos a força suficiente em termos de Orçamento de Estado para dar direito ao descanso dos cuidadores” e de garantir o reforço dos apoios a quem não tem carreira contributiva por ser cuidador.

Segurança Social
Política

Entrou em vigor nova fase das reformas sem corte do fator de sustentabilidade

1 de Outubro 2019

A partir de 1 de outubro, quem tenha 60 anos de idade e 40 anos de descontos pode aceder à reforma sem o corte do fator de sustentabilidade. Pressão do Bloco foi decisiva para o novo regime arrancar antes do fim da legislatura.

Manuel Pinho, acompanhado por Hélder Amaral, no início da sua audição na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas. 17 de julho de 2018. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Sociedade

Manuel Pinho terá comprado apartamento de luxo em Nova Iorque com dinheiro do GES

1 de Outubro 2019

Um milhão de euros terá sido o preço de um apartamento em Nova Iorque comprado pelo ex-Ministro da Economia Manuel Pinho. O dinheiro terá vindo da avença mensal que tinha no Grupo Espírito Santo (GES), segundo um despacho do caso EDP consultado pelo Correio da Manhã.

José Soeiro

Viva Greta e os jovens que não querem ser só o futuro

Mais uma greve climática, mais uma lição que “os putos” (para usar um termo dos e das próprias grevistas, em alguns dos seus cartazes) dão ao mundo. Pela minha parte, afirmo sem hesitações: estou com a Greta e com quem hoje ocupa as ruas por todo o mundo.

Barómetro de apoio à mobilidade em bicicleta, elaborado pela MUBi
Política

Bloco está à frente no apoio às alternativas ecológicas de mobilidade

1 de Outubro 2019

A MUBi (associação pela mobilidade urbana em bicicleta) anuncia que centenas de candidatos assumiram compromisso de apoio à mobilidade em bicicleta. Na pontuação final dos partidos, o Bloco de Esquerda está à frente, ex aequo com o PAN, com 88.7.

Manifestação contra os conservadores por ocasião do congresso do partido em Manchester, 29 de setembro de 2019. Foto: People's Assembly Against Austerity/Facebook.
Internacional

Reino Unido: uma crise parlamentar sem solução parlamentar

1 de Outubro 2019

O atoleiro do mainstream, patente nas peripécias parlamentares em torno do Brexit na semana passada, não consegue ocultar que a política é mais que o que se passa em Westminster. Por Lindsey German/Counterfire.