Está aqui

Newsletter de 20 de Setembro 2019

Um país mais justo agora, contra quem diz "isto vai lá devagarinho"

Catarina Martins, Teatro Capitólio, 19 de setembro de 2019. Foto: Paula Nunes.
Política

Um país mais justo agora, contra quem diz "isto vai lá devagarinho"

20 de Setembro 2019

Em comício no Teatro Capitólio em Lisboa, Catarina Martins contrastou as propostas transformadoras do Bloco com as receitas da direita e do centro que "quer levar isto devagarinho". Habitação, educação, precariedade, serviços públicos e emergência climática dominaram as intervenções.

programas

Conta-me como é: Outsourcing

19 de Setembro 2019

Está contratado/a! Sim, vai trabalhar na nossa empresa. Só que, pronto, o contrato é com esta. Porquê? Não se preocupe. Deixe lá. O que interessa é que lhe pagamos, não é?

Luísa Santos, segunda candidata às eleições regionais da Madeira, acompanhada por Paulino Ascenção, cabeça de lista
Política

Governo Regional da Madeira tem “falhado na resposta às necessidades dos mais velhos”

19 de Setembro 2019

O Bloco de Esquerda da Madeira dedicou a sua campanha nesta quarta-feira aos idosos. Luísa Santos, segunda candidata às eleições regionais do próximo domingo, afirmou: “a Madeira tem de ser para todos também para os idosos”.

Francisco Louçã

Isto é demasiado sério

Sempre que ouvir que uma questão é “demasiado séria” e requer uma união nacional, registe por favor que nada vai ser feito pelos demasiadistas para resolver o problema.

Transporte público em Talin.
Ambiente

O transporte público pode ser gratuito

19 de Setembro 2019

Não pomos moedas nos candeeiros públicos nem pagamos ao minuto nos jardins públicos. Há boas razões para fazermos das tarifas do metro e do autocarro uma coisa do passado. Artigo de Wojciech Kębłowski.

Foto: Automobile Italia/Flickr.
Ambiente

Veículos diesel muito poluentes continuam a crescer na Europa

19 de Setembro 2019

Portugal tem hoje mais 130 mil veículos a diesel muito poluentes que no ano passado, segundo estudo de uma ONG europeia. Na Europa, são mais 8 milhões. Aumento deve-se a novas vendas e novos dados sobre modelos antes considerados "limpos".

Avião da Ryanair no Aeroporto de Faro em 2008.
Sociedade

Ryanair mantém-se em Faro mas despede dezenas de trabalhadores

19 de Setembro 2019

A empresa de aviação low-cost tinha colocado a possibilidade de fechar a sua base de Faro. Num acordo mediado pelo governo, decidiu manter as operações mas reduzir voos e trabalhadores. Para além disso, a ligação Lisboa-Porto acaba em outubro. Em contrapartida, a ANA vai cortar taxas aeroportuárias.

Base Aérea do Montijo. Agosto de 2019.
Ambiente

Ambientalistas chumbam novo aeroporto no Montijo

19 de Setembro 2019

GEOTA, LPA, FAPAS, SPEA e A Rocha juntaram-se para dar parecer negativo ao projeto do aeroporto do Montijo e ao seu Estudo de Impacte Ambiental. Para além das organizações ambientalistas também a Câmara da Moita se pronunciou contra este aeroporto.

Nuno Pinheiro

Limites da Social-Democracia

Social-democracia parece ter (re)entrado no vocabulário político do período pré-eleitoral. Não será muito interessante discutir a espuma das declarações, por muito risíveis que sejam como no caso de Marques Mendes, mas vale a pena precisar conceitos.

Manifestação pela habitação no Porto, 2018. Foto: O Porto não se Vende/Facebook.
Sociedade

Porto: Bloco propõe alterações ao Alojamento Local para evitar "Disneylândia"

19 de Setembro 2019

Bloco do Porto propôs alterações à proposta de Regime de Alojamento Local da autarquia, que acusa de continuar a optar pelo "turismo e especulação" e permitir que centro histórico vire uma "Disneylândia".

Facebook. Foto: thoughtcatalog.com/Flickr.
Sociedade

Facebook vai criar conselho de supervisão para conteúdos proibidos

19 de Setembro 2019

A rede social anunciou que vai criar um novo órgão interno para analisar casos de conteúdos violentos e discurso de ódio. Decisões serão públicas e servirão de precedente para casos futuros. Gesto procura contrariar apelos para uma regulação estatal mais forte.