Está aqui

Newsletter de 12 de Agosto 2019

Sindicatos de motoristas avançam com greve

Fotografia: António Cotrim/Lusa
Sociedade

Sindicatos de motoristas confirmam que greve se mantém

10 de Agosto 2019

O plenário que decorreu durante a tarde deste sábado confirmou a manutenção da greve cujo início está marcado para a próxima segunda-feira. A decisão foi tomada por unanimidade.

Política

"O SNS tem de ser suficiente para oferecer cuidados universais e gratuitos a toda a população"

11 de Agosto 2019

O privado tornou-se num enorme monstro que onera e pesa sobre o serviço público, sendo preciso blindar o SNS a essa predação, afirma Bruno Maia. Em entrevista ao Esquerda.net, o candidato do Bloco pelo Porto reflete sobre as urgências do SNS.

Sociedade

“Nazis fora”. Manifestantes juntam-se em Lisboa contra o fascismo

10 de Agosto 2019

Em Lisboa, centenas de pessoas manifestaram-se contra o fascismo. O protesto, convocado pela Frente Unitária Antifascista, tinha o objetivo de impedir “a normalização do discurso de ódio”.

Foto de Paulete Matos.
Sociedade

Faltam trabalhadores no turismo, mas pelo salário mínimo

9 de Agosto 2019

Setores ligados ao turismo, como o alojamento e restauração, estão em grande crescimento e sofrem de falta de pessoal, mas sobem pouco os seus salários, que estão a ser apanhados pelo salário mínimo em aumento nos últimos anos, revelam dados do INE.

Mariana Mortágua

Em queda há cinco anos (e onde fica o fundo?)

Cinco anos depois do BES ter caído, para além de responsabilidades particulares, devemos exigir outras regras para a economia, em nome do trabalho e do desenvolvimento produtivo do país, e não de uma elite parasitária, nacional ou estrangeira.

Manifestação contra a Monsanto. Washington. 2013.
Ambiente

A central de desinformação da Monsanto

9 de Agosto 2019

Documentos da empresa agro-química mostram que esta tinha, entre 2015 e 2017, uma central de informações que procurava desacreditar os críticos do seu herbicida. Antes, em 2013, a Monsanto contratara uma empresa de relações públicas para vender a ideia de que os organismos geneticamente modificados são seguros.

Sessão parlamentar de juramento do presidente italiano Sergio Matarella, fevereiro de 2015. Foto: Presidenza della Repubblica/Wikimedia Commons.
Internacional

Itália: Salvini quer derrubar o governo e conquistar o poder com novas eleições

9 de Agosto 2019

A Liga Norte de Matteo Salvini anunciou uma moção de censura ao governo de que faz parte para forçar novas eleições. Se conseguir, a Itália pode tornar-se o primeiro "grande" da Europa com a extrema-direita a liderar um governo.

Fotografia: Epa/Yuri Kochetkov
Internacional

Rússia: quase 50 mil pessoas protestam contra exclusão de candidatos em eleições

11 de Agosto 2019

Quase 50 mil pessoas manifestaram-se este sábado em Moscovo contra a exclusão de candidatos da oposição nas eleições locais de setembro.

Protestos na zona de Taikoo, Hong Kong, 11 de agosto de 2019. Foto: Miguel Candela/EPA/Lusa.
Internacional

Hong Kong: mais um fim de semana de tumultos nas ruas

11 de Agosto 2019

Milhares nas ruas, manifestações, barricadas, gás lacrimogéneo, confrontos com a polícia: eis o cenário em Hong Kong pelo nono fim de semana consecutivo. Protestos pró-democracia e anti-Pequim desde junho já são a maior vaga de contestação das últimas décadas.

Francisco Louçã

Um presidente que sabe ser reles

Bolsonaro usou o assassinato de um opositor à ditadura para tentar amesquinhar o filho, presidente da Ordem dos Advogados, e respondeu às críticas com novas declarações protegendo a história da ditadura.