Está aqui

Newsletter de 10 de Janeiro 2020

Saúde, pensões e propinas: cedências do PS levam Bloco à abstenção

Política

Saúde, pensões e propinas: cedências do PS levam Bloco à abstenção

9 de Janeiro 2020

Em conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira, Catarina Martins anunciou que o partido vai abster-se na votação na generalidade do Orçamento de Estado. Sublinhou ainda que, apesar das medidas já negociadas, este sentido de voto “não encerra a negociação”. Conheça aqui as medidas já acordadas.

Empresa reintegrou trabalhador e sindicato suspendeu greve nos CTT - Foto de Paulete Matos
Sociedade

CTT: Trabalhador despedido foi reintegrado e sindicato suspende greve

10 de Janeiro 2020

O sindicato (SNTCT) decidiu suspender a greve que estava marcada para dia 13 de janeiro, após a empresa ter recuado, decidindo reintegrar o trabalhador António Neto Cunha, que fora despedido após ter sofrido um acidente que o deixou incapacitado.

Manifestação em Marselha – Foto de GuillaumeHorcajuelo/Epa/Lusa
Internacional

Centenas de milhares manifestaram-se nas ruas de França contra a reforma das pensões

9 de Janeiro 2020

Esta quinta-feira, decorreu em França uma nova greve geral no 36º dia de mobilização contra a reforma das pensões e exigindo o fim do projeto Macron. Segundo a CGT, na manifestação em Paris participaram 370 mil pessoas, revelando que a mobilização popular continua elevada.

Cecília Honório

“Desnormalizar” a extrema-direita

É saber de onde vieram, de quem são criaturas, e para onde vão. E mostrar que não é fácil encontrar alguém mais filho do sistema do que André Ventura.

Cultura

Cláudio Torres vai receber Medalha de Mérito Cultural

9 de Janeiro 2020

O arqueólogo será distinguido com a Medalha de Mérito Cultural devido à sua vida dedicada à investigação histórica e ao património cultural. O Campo Arqueológico de Mértola é também referido como fator de desenvolvimento sustentável.

reportagens

O trabalho audiovisual não pode ser sinónimo de exploração

9 de Janeiro 2020

No final de 2018, os trabalhadores da Plural fizeram greve e conseguiram reduzir o seu horário de trabalho de 11 para 9 horas diárias. Agora, a administração quer aumentar novamente os horários sem cumprir sequer com os aumentos salariais acordados. Não é assim que se constrói uma economia qualificada.

Manifestação em Nova Iorque contra a guerra com o Irão. Fevereiro de 2012.
Internacional

Os socialistas norte-americanos e o ataque ao Irão

9 de Janeiro 2020

Na sequência do atentado contra o general Suleimani, Dan La Botz defende que os socialistas nos EUA devem opor-se ao imperialismo do seu país sem com isso passar a apoiar o regime iraniano ou nenhum dos imperialismos regionais em conflito na região. O lado dos socialistas é o da classe trabalhadora contra os tiranos, argumenta.

Justiça brasileira manda retirar especial de natal de Porta dos Fundos
Internacional

Justiça brasileira manda retirar especial de natal de Porta dos Fundos

9 de Janeiro 2020

Netflix Brasil ainda não se pronunciou sobre a decisão. Juiz responsável pela decisão defendeu no passado o direito de Bolsonaro proferir declarações homofóbicas e racistas com a defesa do “direito de manifestação” em democracia.