Está aqui

Newsletter de 11 de Fevereiro 2020

O eleitorado da Irlanda causou um terramoto político

Bandeira do Sinn Féin.
Internacional

O eleitorado da Irlanda causou um terramoto político

10 de Fevereiro 2020

Neste artigo, Tommy Greene e Eoghan Gilmartin explicam as razões do sucesso eleitoral do Sinn Féin e apresentam os cenários prováveis. Num país com uma desigualdade social crescente e problemas de habitação amplos, o partido conseguiu apresentar propostas que falaram ao eleitorado jovem e aos trabalhadores.

Protesto contra o aterro de Sobrado, em Valongo.
Ambiente

Bloco propõe encerramento de aterros sem condições e fiscalização apertada

10 de Fevereiro 2020

Catarina Martins esteve esta segunda-feira no aterro de Sobrado, em Valongo. Durante esta visita, anunciou que o Bloco vai entregar uma proposta para encerrar todos os aterros sem condições e que prejudiquem a vida das populações. Bloco exige também uma "fiscalização a sério" dos aterros.

Teodorin Obiang
Internacional

Justiça francesa agrava pena do filho do ditador Obiang

11 de Fevereiro 2020

Teodorin Obiang viu rejeitado o recurso e o tribunal aplicou-lhe uma multa efetiva de 30 milhões de euros e uma pena suspensa de 3 anos de prisão, para além da confiscação de “bens mal adquiridos” no valor de 150 milhões.

Francisco Alves

CGTP refém do sectarismo?

O XIV Congresso da CGTP vai realizar-se a 14 e 15 de fevereiro. Estamos perante o enorme desafio do reforço da influência da central, por um sindicalismo que não tema o alargamento da sua agenda de intervenção e pelo reforço do pluralismo.

Grupo Abanca ficou com 95% do EuroBic - agência do Abanca nas Amoreiras em Lisboa
Sociedade

Grupo Abanca compra 95% do Eurobic

10 de Fevereiro 2020

O grupo Abanca confirmou a aquisição do Eurobic, ficando com 95% do seu capital, tendo comprado a participação de Isabel dos Santos (42,5%). O deputado bloquista Jorge Costa pergunta no twitter: “quando o Abanca pagar o Eurobic, para onde irá o dinheiro (que é dos angolanos)?”

Internacional

Apologia do franquismo vai ser crime em Espanha

10 de Fevereiro 2020

O governo espanhol está a trabalhar numa reforma do Código Penal que fará com que a exaltação da ditadura passe a estar tipificada como crime. Para além disto, o executivo de coligação entre PSOE e Unidas Podemos vai baixar as penas para o crime de “sedição” o que pode afetar o caso dos independentistas catalães atualmente presos.

Maria Manuel Rola visitou as zonas ameaçadas pela exploração de lítio em Montalegre e Boticas.
Ambiente

Lítio: estratégia do governo “está a começar ao contrário”

10 de Fevereiro 2020

A deputada bloquista Maria Manuel Rola esteve este fim de semana com as populações afetadas pela prospeção de lítio em Boticas e Montalegre.