Newsletter de 17 de Dezembro 2019

Não há vontade política para disciplinar offshore da Madeira

Mariana Mortágua na sede do Bloco.
Política

Governo não revelou resultados de fiscalizações ao offshore da Madeira, Bloco insiste

16 de Dezembro 2019

Há nove meses que o governo não responde ao Bloco sobre a fiscalização à Zona Franca da Madeira. Mariana Mortágua anunciou esta segunda-feira no Público que vai insistir e apresentar um requerimento, denunciando que “não houve vontade política para disciplinar o regime da Madeira nem hoje nem nunca.”

Manifestação do movimento "das sardinhas" em Roma. Dezembro de 2019.
Internacional

As “sardinhas” italianas organizam-se para acabar com lei anti-imigrantes de Salvini

16 de Dezembro 2019

Depois das manifestações espontâneas contra a extrema-direita italiana que culminaram no sábado passado com cem mil pessoas nas ruas de Roma, o movimento das “sardinhas” fez a primeira reunião. Dela resultou a exigência do fim da lei de imigração Salvini que continua em vigor depois da sua demissão.

Catarina Martins, acompanhada pelos deputados Moisés Ferreira e Nelson Peralta, manifestou solidariedade aos trabalhadores da fábrica Helsar – Foto esquerda.net
Política

Helsar: Catarina Martins afirma que gestão danosa não pode ficar impune

16 de Dezembro 2019

Catarina Martins visitou a fábrica de calçado Helsar e solidarizou-se com os trabalhadores, afirmando que o crime económico não pode ficar impune. Sobre o Orçamento do Estado, a coordenadora bloquista considerou que, do que se conhece, a “proposta é insuficiente”.

Mariana Falcato Simões

Nascer e morrer em Portugal

Em 2018 morreram 17 mulheres durante a gravidez, parto e puerpério. Quase o dobro do que no ano anterior.

Manifestantes libaneses em frente ao Parlamento. Dezembro de 2019.
Internacional

Manifestações no Líbano enfrentam a mais forte repressão policial desde o seu começo

16 de Dezembro 2019

As manifestações do fim de semana no Líbano enfrentaram forte repressão policial. Esta segunda-feira o Presidente tinha conversações com os partidos e era esperada a nomeação de um Primeiro-Ministro. Pressionado pelas ruas para não reconduzir no cargo o ex-Primeiro-Ministro e sem acordo com os partidos, tudo ficou adiado.

Navio draga "Breydel" iniciou os trabalhos de dragagem no rio Sado a 13 de dezembro de 2019 – Foto de Rui Minderico/Lusa

Protesto contra as dragagens no Sado dia 19 em frente ao parlamento

16 de Dezembro 2019

Ação é convocada por associações e movimentos de cidadãs e cidadãos e terá lugar na próxima quinta-feira às 14h30, quando estarão a ser debatidos em comissão parlamentar projetos de resolução de Bloco de Esquerda, PAN e PEV para suspender as dragagens.