Está aqui

Newsletter de 26 de Agosto 2019

Legislativas 2019: Programa do Bloco disponível online

Política

Legislativas 2019: Programa do Bloco disponível online

24 de Agosto 2019

O Bloco apresenta as suas "escolhas fortes para responder às várias crises que vivemos". Escolhas essas que defendem e reforçam o Estado Social, o direito à habitação, os direitos laborais e protegem o ambiente da fúria extrativista que ameaça a vida na Terra. O programa está disponível em programa2019.bloco.org.

Catarina Martins visitou a Agrival em Penafiel - foto de Paula Nunes
Política

“O que conta para a estabilidade do país é a estabilidade dos salários e das pensões”

25 de Agosto 2019

Catarina Martins afirmou neste domingo que num período de campanha eleitoral é natural que os partidos mostrem as suas diferenças, salientou que “o país precisa de um governo que seja capaz de garantir trabalho digno”, realçando que é bom ter “a humildade de reconhecer o que foi feito em conjunto”.

O Fórum Socialismo 2019 realiza-se de 31 de agosto a 2 de setembro na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto.
Dossier 298: Socialismo 2019

Fórum Socialismo 2019

25 de Agosto 2019

Neste dossier, apresentamos vários textos de introdução a diversos painéis e debates, que decorrerão entre 30 de agosto e 1 de setembro no Fórum Socialismo, na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto.

O Professor de Direito, Jorge Leite (E), acompanhado pelo deputado José Soeiro (C) e a jurista Rita Garcia Pereira (D) durante a sua intervenção na sessão pública "Transmissão de estabelecimento, direito de oposição e proteção dos trabalhadores - O que se alcançou e o que falta mudar na lei laboral?". Foto de Nuno Fox, Lusa.
Sociedade

Morreu Jorge Leite, referência maior da luta pela justiça e dignificação do trabalho

24 de Agosto 2019

Reconhecido por toda a comunidade jurídica como uma das referências primeiras e pioneiras do Direito do Trabalho em Portugal, Jorge Leite deu um contributo inestimável e permanente à esquerda e ao Bloco em particular, tendo qualificado com a sua reflexão a ação do Bloco na área laboral. 

Mariana Mortágua

E depois da greve?

O Governo é responsável por assegurar soluções negociadas que corrijam injustiças há muito diagnosticadas e por garantir a eficácia de medidas de fiscalização num setor onde ficaram evidentes os sistemáticos abusos patronais.

Para esta segunda-feira, 26 de agosto, está agendada a iniciativa Lisboa pela Amazónia, que terá lugar na Praça Luís de Camões, em Lisboa, pelas 18h.
Sociedade

“Amazónia para Bolsonaro é mais uma vaca para abate no agronegócio”

24 de Agosto 2019

Mais de 30 coletivos exigem um posicionamento do Governo Português perante os crimes contra a humanidade cometidos pelo governo de Bolsonaro. Para esta segunda-feira está agendada uma iniciativa pela Amazónia na Praça Luís de Camões, em Lisboa, pelas 18h.

Política

“É preciso assegurar as condições para termos a Escola Pública de que este país precisa”

25 de Agosto 2019

Em entrevista ao Esquerda.net, a professora e ativista LGBTI+ Fabíola Cardoso, candidata por Santarém, fala sobre a ausência de um programa de combate a todas as discriminações e a necessidade de fazer as pazes com os professores e criar condições de estabilidade nas escolas.

David Harvey. Foto reproduzida pelo Outras Palavras.
Sociedade

“Construímos cidades para que as pessoas invistam, não para que vivam”

25 de Agosto 2019

“O Estado reorientou-se, passou de responsável pelo bem-estar da população como um todo a responsável pelo bem-estar das corporações capitalistas”, defende David Harvey numa entrevista publicada esta semana no La Vanguardia.

Manifestação no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira. Foto do PSOL Niterói
Ambiente

Bolsonaro ouviu o seu primeiro panelaço

24 de Agosto 2019

Repúdio à política ambiental do presidente transforma-se em “panelaço” durante o seu pronunciamento em cadeia de TV e rádio. O bater de panelas foi muito usado contra Dilma Rousseff, mas é a primeira vez que tem como alvo Bolsonaro. Por Luis Leiria.