Está aqui

Newsletter de 5 de Setembro 2019

Interior não pode ser condenado ao abandono

Política

“Interior não pode ser condenado ao abandono”

4 de Setembro 2019

Catarina Martins reafirmou esta quarta-feira que é imperativo investir em serviços públicos para combater o despovoamento. De acordo com a coordenadora do Bloco, em vez de frases vazias e discursos caridosos, precisamos de ter políticas públicas sérias.

Ação contra o glifosato na Alemanha.
Ambiente

Glifosato vai ser banido na Alemanha

4 de Setembro 2019

O governo alemão aprovou um programa para a proteção de insetos no qual se inclui uma forte restrição do uso de herbicidas com glifosato a partir de 2020 e mesmo a sua proibição depois de 2023.

Tiago Pinheiro

No reino do Far, Far Away

Motivo de perplexidade generalizada, os tiques de totalitarismo do regime britânico apenas surpreendem todos os que não vivem o Brexit como pano de fundo do dia-a-dia. No reino do Far, Far Away, vale tudo, até Boris.

Alberto Bachelet opôs-se à ditadura de Pinochet, foi preso, torturado e morreu na prisão. A sua filha Michelle foi por duas vezes presidente do Chile. Foto arquivo pessoal.
Internacional

Bolsonaro provoca incidente diplomático com Chile

5 de Setembro 2019

Presidente do Brasil ataca Alberto Bachelet, pai da ex-presidente Michelle Bachelet, um general chileno que se opôs ao golpe militar de Pinochet em 1973. Preso e torturado, morreu na prisão em 1974. Presidente do Chile condena afirmações de Bolsonaro. Por Luis Leiria.

Criança a ver vídeo no youtube.
Internacional

Youtube vai pagar 155 milhões por violação da proteção de dados de menores

4 de Setembro 2019

A Google, que detém o Youtube, chegou a um acordo extrajudicial aceitando pagar 155 milhões de euros por estar a guardar dados de utilizador de crianças violando as leis federais dos Estados Unidos da América.

Ambiente

Portugal prepara-se para exportar animais vivos para países como o Qatar

4 de Setembro 2019

Para Maria Manuel Rola, “não faz sentido transportar os animais vivos para estes países, quer pela pegada ecológica que acarreta, quer pelo bem-estar dos animais que, claramente, não se garante”. As associações de defesa dos direitos dos animais alertam para as condições de transporte a que estes são sujeitos.

Fábrica de têxteis no Brasil.
Sociedade

Fábrica de têxteis encerra nas férias deixando 60 trabalhadoras no desemprego

4 de Setembro 2019

As 60 trabalhadoras da fábrica Remate & Silhueta na Maia receberam, durante as férias, uma carta de despedimento. Apesar da administração dizer que perdeu o único cliente que tinha, as trabalhadoras garantem que não faltava trabalho por fazer.

Fotografia: commons/wikimedia.org
Sociedade

Quase metade das autarquias não tem como cuidar de e esterilizar animais

4 de Setembro 2019

Quase metade das autarquias ainda não instalou os serviços necessários para cuidar e esterilizar cães e gatos. Há 136 Centros de Recolha Oficial que servem mais de 150 municípios.