Homenagem a João Martins Pereira

11 de novembro 2009 - 12:26
PARTILHAR

João Martins PereiraHá um ano atrás faleceu João Martins Pereira, o autor do livro que ficou célebre antes do 25 de Abril, «Pensar Portugal Hoje» e de tantos outros grandes contributos teóricos e políticos para a reflexão da esquerda portuguesa. Os seus amigos juntam-se na Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, um ano depois da sua morte, na sexta-feira 13 de Novembro, às 21h30 para uma homenagem.

João Martins Pereira foi colaborador do jornal Combate e foi um dos convidados da Convenção fundadora do Bloco de Esquerda onde fez uma das intervenções de fundo.

Na notícia da sua morte, Francisco Louçã escreveu: «Poucas pessoas terão dado tantos contributos teóricos e políticos para a reflexão da esquerda portuguesa, e a partir de um ponto de vista tão informado. No caso de Martins Pereira, como entre outros da sua geração, Jean Paul Sartre foi a influência mais marcante. Mas a partir de Sartre elaborou um marxismo heterodoxo, culto, informado de toda a dissidência e da radicalidade revolucionária do pensamento socialista. Propôs modelos e políticas da transição para o socialismo, e foi provavelmente o único marxista português a fazê-lo de modo consistente. Devemos-lhe tudo.»

Sobre a homenagem, mais informação aqui.

Leia também o artigo de João Martins Pereira O que muda e o que não muda, publicado no Esquerda.net.