Está aqui

Newsletter de 27 de Novembro 2019

Guetos gigantescos e problemas ambientais, Bloco denuncia situação nas estufas de Odemira

Visita às estufas no perímetro de rega do Mira, Odemira, Novembro de 2019.
Política

Guetos gigantescos e problemas ambientais, Bloco denuncia situação nas estufas de Odemira

26 de Novembro 2019

Em visita ao perímetro de rega do Mira, Catarina Martins insurgiu-se contra a situação em que vivem os migrantes que trabalham nas estufas, denunciou os problemas ambientais derivados do crescimento descontrolado desta forma de agricultura intensiva e confrontou o governo sobre a sua legalização dos contentores.

Omar Shakir, diretor da Human Rights Watch para Israel e para a Palestina, no aeroporto pouco antes de ser expulso de Israel. Novembro de 2019.
Internacional

Israel expulsou diretor da Human Rights Watch

26 de Novembro 2019

O cidadão norte-americano Omar Shakir, diretor da Human Rights Watch para Israel e para a Palestina, foi expulso do país pelo governo israelita sob a acusação de apoiar o movimento internacional de boicote a Israel.

Fotografia: newsroom.consilium.europa.eu
Política

Governo recua no bloqueio à diretiva de combate à evasão fiscal

26 de Novembro 2019

Após ter contribuído para bloquear uma diretiva para travar evasão fiscal no Conselho Europeu, o Estado português decidiu aprová-la. Bloco já pedira audição urgente com Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças e Mariana Mortágua lembrou que evasão fiscal resulta na perda de 600 mil milhões de euros a nível mundial.

Ambiente

Bloco apela à mobilização para a Contra Cimeira do Clima em Madrid

26 de Novembro 2019

A plataforma “Salvar O Clima” está a organizar a presença nas iniciativas da Contra Cimeira do Clima em Madrid. O Bloco subscreve o manifesto e apela à mobilização para este protesto internacional. De 6 a 8 de dezembro, os ativistas juntam-se em Madrid para que não lhes hipotequem o futuro.

Zuraida Soares

Simplesmente obsceno

Lembrem-se: a Besta da extrema-direita e do fascismo é corporizada por bestazinhas bem apessoadas que transformam a política numa obscenidade!

António Lima

Precariedade e serviços públicos

Olhamos para os serviços públicos nos Açores e vemos sinais preocupantes de degradação, a vários níveis, que se devem a decisões políticas.

Crianças portuguesas são das que mais horas passam na creche
Sociedade

Crianças portuguesas são das que mais horas passam na creche

26 de Novembro 2019

Em Portugal, as crianças com menos de três passam cerca de 40 horas por semana na creche. A média europeia está em cerca de 30 horas semanais. Dos 0 aos 6 anos, as crianças portuguesas passam mais dez horas semanais no ensino pré-escolar que as restantes crianças europeias.

Telhado de fibrocimento.
Sociedade

Petição sobre remoção total do amianto nas escolas chega ao Parlamento

26 de Novembro 2019

Bastaram doze dias para que Zero, Movimento Escolas sem Amianto e Fenprof conseguissem que a sua petição obtivesse o número necessário de assinaturas. O Parlamento vai assim ser confrontado com a necessidade da remoção total do amianto das escolas do país.

Portugal com gás e eletricidade dos mais caros da Europa
Sociedade

Portugal com gás e eletricidade dos mais caros da Europa

26 de Novembro 2019

De acordo com a Eurostat, no primeiro semestre deste ano, Portugal ficou no oitavo lugar entre os países com eletricidade da uso doméstico mais cara. Já o gás para uso doméstico é o quinto mais caro da Europa.

Manifestação contra a violência contra mulheres em Madrid. Novembro de 2019.
Internacional

Extrema-direita espanhola rompe consenso contra violência doméstica

26 de Novembro 2019

O combate à violência doméstica e contra as mulheres era consensual na política espanhola. Até que o Vox chegou às instituições. Este dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o partido da extrema-direita espanhola tratou de bloquear declarações sobre o tema que costumavam ser unânimes.