Está aqui

Newsletter de 6 de Dezembro 2019

França em greve massiva contra a reforma das reformas

Manifestação durante a greve contra o plano de Macron para as reformas. França, dezembro de 2019.
Internacional

França em greve massiva contra a reforma das reformas

5 de Dezembro 2019

Macron quer acabar com os regimes especiais, igualizar as reformas por baixo e aumentar a idade de reforma de forma encapotada. A greve paralisou transportes, escolas e hospitais e muito mais. Esta quinta-feira há 245 concentrações e manifestações marcadas em França. Estudantes e “coletes amarelos” juntam-se aos protestos.

Veículo da Groundforce. Agosto de 2008.
Sociedade

Groundforce apresenta queixa-crime contra comissão de trabalhadores, Bloco questiona

5 de Dezembro 2019

Os onze membros da CT da Groundforce Portugal foram intimados a comparecer perante a polícia no final do mês passado devido a uma queixa-crime da empresa por “acusações e ações injuriosas”. O Bloco diz que a queixa “constitui, em si, uma forma de intimidação e condicionamento da sua atividade” e questionou o governo.

Bloco de Lisboa quer 25% de habitação a preços controlados em novas construções
Política

Bloco de Lisboa quer 25% de habitação a preços controlados em novas construções

5 de Dezembro 2019

Proposta apresentada pela vereação bloquista na Câmara de Lisboa fixa uma percentagem de 25% de habitação a custo controlado nas novas construções ou nas operações de reabilitação na capital. Proposta consta no acordo de governação do concelho de Lisboa.

Jorge Costa

Podemos prescindir do jornalismo?

Para proteger a informação enquanto bem comum, precisamos de políticas públicas que deem condições de sobrevivência ao jornalismo.

Mariana Mortágua

Se o clima fosse um banco

O sistema desenfreado que está a destruir o clima é o mesmo que produziu a crise financeira, que se alimenta da precariedade, que preda os serviços públicos e que não tem pejo em financiar e beneficiar da economia da guerra sem fim.

São contribuintes de elevada capacidade os que têm rendimentos superiores a 750 mil euros ou património superior a 5 milhões de euros
Sociedade

Contribuintes ricos são mais do dobro do que o Estado pensava

5 de Dezembro 2019

A revelação foi feita pelo secretário do Estado dos Assuntos Fiscais que anunciou que o número de contribuintes de elevada capacidade passou de 758 para 1.679, graças à troca de informações com outros países.

Um em cada seis trabalhadores em Portugal tem diagnóstico psiquiátrico
Sociedade

Um em cada seis trabalhadores em Portugal tem diagnóstico psiquiátrico

5 de Dezembro 2019

Os dados preliminares de um estudo da Universidade Católica Portuguesa colocam Portugal em linha com a realidade mundial. Segundo os mesmos dados, 28% afirmam ter passado ou estar a passar por um problema de saúde mental e 37% não consideram que a depressão seja um problema de saúde.

Coronel Ronaldo Gonçalves Faro, comandante do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) de São Paulo, e Nuno Vasconcellos - Fotografia: meiahora.ig.com.br
Sociedade

Nuno Vasconcellos: acusado de corrupção ativa em Portugal é homenageado pela PM no Brasil

5 de Dezembro 2019

Em Portugal, só deixou dívidas. A Ongoing, holding principal do grupo que liderava, tinha uma dívida superior a 1,3 mil milhões de euros quando entrou em liquidação, em outubro de 2016. No Brasil, foi homenageado pela polícia militar enquanto representante dos acionistas que controlam o portal iG e outros veículos de comunicação.

Internacional

Uruguai no século XXI: Nada nos é estranho

5 de Dezembro 2019

O sociólogo uruguaio Julio Calzada descreve neste artigo para o esquerda.net a ascensão e queda do ciclo político progressista no seu país. E tira algumas lições da derrota do candidato da esquerda nas eleições do mês passado.