Está aqui

Newsletter de 3 de Dezembro 2019

A esperança dos ambientalistas está na mobilização fora da COP25

Manifestação em Lisboa da greve climática estudantil
Dossier 304: Mobilização pelo clima rumo à COP25

A esperança dos ambientalistas está na mobilização fora da COP25

29 de Novembro 2019

Enquanto os governos continuarem a não agir perante os avisos dos cientistas, é a mobilização cidadã que pode garantir uma inversão do rumo das alterações climáticas. Francisco Ferreira, da Zero, e Sinan Eden, do Climáximo, falaram ao esquerda.net sobre o que podemos esperar dentro e fora da COP25.

Fotografia de Miguel Lopes. Lusa.
Política

Bloco apresenta 15 medidas de emergência para salvar o SNS

2 de Dezembro 2019

Esta segunda-feira, numa conferência de imprensa, Catarina Martins e Moisés Ferreira apresentaram um conjunto de medidas que assegurem "um orçamento sustentável ao SNS, proporcionando a sua boa gestão”.

Ambiente

COP25: Impactos do aquecimento “são muito mais graves do que pensávamos”

2 de Dezembro 2019

O presidente do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas afirmou na abertura da cimeira do clima que “é preciso reduzir as emissões a zero” para conseguir alcançar a meta do aquecimento a 1.5ºC até ao fim do século.

Maria Manuel Rola
Política

Passe-família no Porto “tem de sair de uma vez da gaveta”

2 de Dezembro 2019

A demora na aplicação do desconto familiar nos transportes da Área Metropolitana do Porto levou a deputada bloquista Maria Manuel Rola a solicitar uma reunião com o presidente da AMP.

Maria Luísa Cabral

Um arquivo para o nosso futuro

O que os trabalhadores do arquivo reclamam é assim tão estratosférico? Depende apenas do valor que damos às coisas, das prioridades orçamentais da autarquia para os próximos anos.

imagem do filme
Cultura

O Irlandês: De Goodfellas a Oldfellas e do cinema para a televisão

2 de Dezembro 2019

O Irlandês será o filme obrigatório nas listas dos melhores do ano, dos Óscares, mesmo que a esmagadora maioria não o veja no cinema e até supere este estranho feitiço do tempo. Por Paulo Portugal.

zapping
Cultura

Bloco insiste em aumentar oferta de canais na TDT

2 de Dezembro 2019

Depois de ter reunido consenso em 2016 para integrar a RTP3 e a RTP Memória na oferta televisiva disponível em canal aberto, o Bloco entregou no parlamento a proposta para fazer o mesmo aos restantes canais da RTP.

Fotografia: Divyakant Solanki
Internacional

Índia: Manifestantes na rua após violação em grupo

2 de Dezembro 2019

Após uma recente violação em grupo e o assassinato de uma jovem veterinária, houve várias manifestações na Índia, para além de debates no parlamento. Exigiram-se “investigações rigorosas” e julgamentos “rápidos e justos” para os acusados de violência sexual.