Newsletter de 14 de Outubro 2019

Dossier: As feridas abertas da Guerra Colonial

(1964), "“Guerra Colonial”: exército português em operações.", Fundação Mário Soares / AMS - Arquivo Mário Soares - Fotografias Exposição Permanente, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114094
Dossier 301: As feridas abertas da Guerra Colonial

As feridas abertas da Guerra Colonial

13 de Outubro 2019

A Guerra Colonial durou mais do dobro da Segunda Guerra Mundial e fez milhares de mortos portugueses e africanos. Urge quebrar o silêncio e desconstruir os mitos em torno deste conflito e do passado colonialista de Portugal. Assim como é imperativo dar visibilidade e garantir direitos às suas vítimas. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Foto reproduzida pelo l'Encontre.

A "facada nas costas" de Trump ao movimento nacional curdo

12 de Outubro 2019

É preciso pôr termo à invasão mortal do nordeste da Síria pelos turcos. Os aliados do governo da Turquia na NATO compartilham a responsabilidade por este ataque. Por Gilbert Achcar.

Francisco Louçã

O tempo de uma rosa é um dia

Nas negociações ensaiadas na quarta-feira e fechadas na quinta-feira à noite, ficou-se a saber que o governo não quer maioria, quer jogo político.

Foto de Paulete Matos.

Apoios às Artes: Júris criticam insuficiência de verbas nos concursos

13 de Outubro 2019

Os júris dos concursos bienais do programa sustentado de apoio às artes, para 2020-2021, são unânimes ao afirmarem que os montantes disponíveis são manifestamente insuficientes em função das candidaturas.

A recolonização do Equador pelo Fundo Monetário Internacional

13 de Outubro 2019

Quando os povos se levantam não há poder que os detenha nem que dure. Além disso, quando os poderes económicos veem que os seus servos já não lhes servem expulsam-nos, e parece que é isso que está a acontecer agora com Lenin Moreno, que está de regresso a Quito. Por Raúl Llasag Fernández.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.
Política

Regulador repudia decisão do Governo de entregar novo negócio de resíduos à Mota-Engil

12 de Outubro 2019

Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos acusa executivo de impor alterações legislativas que “colocam em causa os poderes regulatórios” e de entregar “em exclusivo” e sem concurso público o negócio de recolha de resíduos orgânicos urbanos à empresa EGF, do grupo Mota-Engil.

visto na net

Momento Zen

12 de Outubro 2019

Momento Zen: como se educa um deputado anti-sistema e como se forma um valente combatente contra os partidos do sistema?