Newsletter de 28 de Novembro 2019

Catarina Martins critica suborçamentação do SNS

Fotografia de Rita Sarrico
Política

“Sem orçamento e sem autonomia, o SNS enfraquece e endivida-se”

27 de Novembro 2019

Esta quarta-feira, no debate quinzenal com o primeiro-ministro, Catarina Martins voltou a falar da suborçamentação do SNS numa altura em que “se injetam 850 milhões de euros ao ano no Novo Banco e Mário Centeno produz excedentes orçamentais para Bruxelas ver”.

Sita Valles; assassinada sem que lhe fosse dada a mínima oportunidade de defesa
Internacional

Edgar Valles: não haverá reconciliação em Angola sem identificação dos responsáveis pela matança

27 de Novembro 2019

Irmão de Sita Valles confirma reunião com ministro angolano mas nega ter louvado a iniciativa de reconciliação iniciada pelo governo: “deve haver identificação de quem é perdoado, isso é o mínimo.” Ao contrário do que saiu no Jornal de Angola, afirma não ter indicado o sobrinho para a comissão. Por Luis Leiria.

Francisco Louçã

Se o governo não sabe qual é a prioridade, anote por favor: SNS

Os partidos de esquerda não dizem outra coisa desde há quatro anos: salve-se o SNS e a democracia respira. O problema é se o gabinete de S. Bento ouve, ou se ouve e quer.

Política

Bloco quer que governo aja sobre assédio laboral no Pingo Doce

27 de Novembro 2019

Um sindicato denunciou o clima de intimidação de um supermercado da Jerónimo Martins e o Bloco endereçou uma carta ao governo de forma a saber que medidas estão a ser tomadas num caso de “violação grosseira da legislação laboral”.

Trabalhadores do ensino superior em Leeds manifestam-se durante a greve do setor. Novembro de 2019.
Internacional

Milhares de trabalhadores das universidades britânicas fazem oito dias de greve

27 de Novembro 2019

O sindicato UCU, University and Colleges Union, convocou uma greve para o período entre 25 de novembro e 4 de dezembro. Mais de 43 mil leitores, bibliotecários, funcionários técnicos e administrativos das universidades britânicas juntam forças contra as más condições de trabalho, os baixos salários e os cortes nas pensões.

James Baldwin e as posições construídas

27 de Novembro 2019

O romance de estreia de James Baldwin chegou a Portugal em 2019, 65 anos depois de ter sido escrito. Esta é considerada a sua obra mais importante e surgiu após a publicação, também pela Alfaguara, de “Se esta rua falasse”. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Câmara de Lisboa: Bloco quer apoiar arrendamentos para estudantes

27 de Novembro 2019

Num cenário de preços elevados no mercado de arrendamento, Manuel Grilo, vereador do Bloco, apresenta esta quarta-feira uma proposta para ajudar repúblicas/associações de estudantes criadas para fins habitacionais.