Está aqui

Newsletter de 11 de Fevereiro 2019

Catarina Martins alerta para a campanha de “lixo” nas europeias

Bom dia

Catarina Martins alertou para o “lixo” na campanha eleitoral, criticou as propostas de António Costa, do PSD e do CDS, avisou que as eleições serão “sobre tudo menos o que conta, a vida das pessoas” e afirmou que o Bloco tem um programa: Estado Social, pleno emprego e ambiente.

Ontem em Lisboa, centenas de pessoas marcharam pelas vítimas de violência doméstica. Na sexta-feira a presidente da UMAR, no final de uma reunião com o Presidente da República, denunciou que o sistema judicial falha na resposta à violência doméstica.

Lei de Bases da Saúde. Numa ronda de iniciativas, que o Bloco de Esquerda está a levar a cabo, dedicadas à nova lei de Bases, o deputado Moisés Ferreira acusou: “o setor privado não pode parasitar o SNS e viver à custa de rendas”. Por sua vez, Catarina Martins apelou ao Governo para não atrasar mais o processo dos Cuidadores informais, sublinhando que o projeto do Bloco já está na especialidade há meses.

O Ecossocialismo é tema de dois importantes artigos de Michael Löwy – O que é o Ecossocialismo I e II - nos quais o autor afirma que o ecossocialismo “oferece uma alternativa radical a um status quo insustentável” e explica porque os socialistas devem ser ambientalistas e vice-versa.

Um estudo recentemente publicado revela o contributo de Portugal para campanha de Bolsonaro nas redes sociais, durante as eleições presidenciais do Brasil.

Marisa Matias conversa com Ernest Urtasun, eurodeputado de Iniciativa per Catalunya Verds, e salientam ambos que conseguiram “introduzir o conceito de bens comuns na agenda europeia”.

Recuperar os CTT para a esfera pública é tema de um vídeo do esquerda.net, que denuncia que a ganância dos acionistas privados dos CTT está a destruir o serviço público postal.

A urgência do “imposto Google” é o título da opinião de Pedro Filipe Soares que salienta que “a forma como as multinacionais da economia digital são taxadas é obsoleta e completamente ultrapassada”.

Por fim, apresentamos-lhe a agenda, onde hoje se destacam uma sessão sobre os recibos verdes com o deputado José Soeiro, no Porto, na Junta de Freguesia do Bonfim às 18h30 e o ciclo de cinema Viva João César Monteiro, com uma sessão nesta segunda-feira no Theatro Circo em Braga, às 21h30.