Newsletter de 22 de Janeiro 2020

Bloco quer esclarecimento cabal do alegado caso de violência policial na Amadora

Fotografias de Cláudia Simões antes e depois das agressões da Polícia de Segurança Pública.
Sociedade

PSP acusada de espancar mulher porque filha menor viajava sem passe

21 de Janeiro 2020

Motorista chamou a polícia porque a criança, de apenas oito anos, se esqueceu do passe. PSP terá agredido a mulher com socos e proferido insultos racistas. SOS Racismo pede que “se acabe com a impunidade da violência policial racista". Bloco questionou governo e deputada Beatriz Gomes Dias declara ser imperativo apurar todos os factos deste caso de alegada violência policial na Amadora.

Foto de Rita Sarrico.
Política

Governo tem de agir face a “assédio” a trabalhadoras da Misericórdia de Moscavide

21 de Janeiro 2020

Catarina Martins destacou que “o Governo tem de agir rapidamente” num caso “violento de assédio no trabalho” a trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia de Moscavide, pedindo a atuação da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Segurança Social.

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo

Bloco Porto quer retirar medalha da cidade a marido de Isabel dos Santos

21 de Janeiro 2020

O Bloco de Esquerda vai propor à Assembleia Municipal do Porto que seja retirada a Sindika Dokolo a medalha da cidade, que lhe foi atribuída em 2015, e lembra que foi o único partido que votou contra a proposta de Rui Moreira.

José Soeiro

“Little B” e as memórias do futuro

Mário Moutinho, o ator do Porto de quem falo, não tem carta de condução – mas é a sua figura que nos guia por um espetáculo em que cada história tem muito mais que a sua biografia.

Mulheres de Abril: Testemunho de Maria Luísa Cabral

21 de Janeiro 2020

O convite do esquerda.net representou uma oportunidade de passar ao papel as experiências vividas num tempo muito sombrio e sem esperança, dando uma ideia de como era então o quotidiano. Até que o “dia perfeito, inteiro e luminoso” nos empurrou para o futuro.

Política

Luanda Leaks: "Foram muitos os cúmplices que fingiam nada saber a troco do acesso ao dinheiro"

21 de Janeiro 2020

Durante a audição ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Pedro Filipe Soares lembrou ainda “que muitas vezes o Bloco ficou sozinho neste Parlamento porque todos os outros partidos recusavam condenar a cleptocracia angolana ou o atropelo a liberdades fundamentais”.

Sociedade

Centenas marcham contra amianto e por obras nas escolas de Camarate

21 de Janeiro 2020

Cerca de 800 alunos, pais, professores e auxiliares da Escola 2,3 Mário de Sá Carneiro, em Camarate, concelho de Loures, promoveram esta terça-feira um protesto contra a presença de amianto e a degradação acentuada do estabelecimento de ensino, exigindo obras de requalificação urgentes.