Está aqui

Newsletter de 9 de Abril 2019

Bloco propõe que Siresp passe para o controlo do Estado

Bom dia

Catarina Martins esteve ontem em Viseu na apresentação do portal Interior do Avesso, que “foi um desafio” feito ao Bloco de Esquerda. A coordenadora bloquista falou do interior, com uma “vida” sempre “muito dura e muito esquecida”, e das “consequências que se prometeu tirar das tragédias passadas” e que estão por cumprir. A coordenadora bloquista lembrou o caso do Siresp, “o sistema de comunicações de que o país depende quando há alguma calamidade”, denunciou que o governo prometeu tirar consequências, mas tal não aconteceu e anunciou que o Bloco quer que todos os relatórios sobre o Siresp sejam públicos e vai “reapresentar um projeto para o fim da PPP e para o controlo do Estado do Siresp”.

Hoje, pode ler no esquerda.net três novas notícias sobre Ambiente em Portugal: a ação contra o paredão em Matosinhos, em que participaram 500 pessoas que estão contra a construção do prolongamento do quebra-mar do porto de Leixões; a denúncia de que o Rio Tejo “está à beira do colapso ambiental” feita pelo 3º Fórum Ibérico do Tejo, que apresentou propostas para a defesa do rio e da bacia hidrográfica; e a notícia de que em Portugal deitam-se para o lixo mais de 200 mil toneladas de roupa por ano.

Os trabalhadores do CCB vão estar em greve no fim de semana do festival Dias da Música, em protesto por não serem aumentados desde 2011, por faltarem trabalhadores e contra as disparidades salariais arbitrárias. Outra notícia de trabalho que divulgamos é de um despedimento, o gerente de um restaurante do Porto despediu três grevistas e, segundo denúncia do sindicato, o patrão substituiu os grevistas e intimidou o delegado sindical na empresa.

Noticiamos também uma notícia sobre Justiça: um novo acórdão pode acabar com prazo para reconhecimento da paternidade. A lei atual diz que um descendente só pode pedir a investigação de paternidade até aos 28 anos. O novo acórdão, que considera o prazo estabelecido na lei inconstitucional, pode fazer jurisprudência para casos de “filhos ilegítimos” ou de “pai incógnito”.

A nível Internacional, hoje é notícia no nosso portal que as trabalhadoras do Vietname que trabalham em roupas e sapatos de marca são vítimas de abuso sexual; no Sudão, milhares de pessoas estão concentradas à porta do quartel-general do exército, exigindo a renúncia do presidente; em Cuba, decorreu neste domingo a primeira marcha em defesa dos animais; em Andorra, houve eleições e o partido do Governo, liberal-conservador, perdeu a maioria absoluta, embora deva continuar à frente do executivo.

Pode também ler duas novas opiniões: Susana Constante Pereira escreve o artigo Cidade ou mercado?, sobre o bullying imobiliário” no Porto e Paulo Cardoso, em Não termos um refúgio, escreve sobre Moçambique e a tragédia do ciclone Idal.

Hoje, pode assistir, em Livros no Aljube, à apresentação do livro A Candidatura de Arlindo Vicente nas “Eleições” de 1958, de João Alves Falcato por Domingos Abrantes e Armando Myre Dores. É em Lisboa, no auditório do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, às 18h30.