Está aqui

Newsletter de 17 de Janeiro 2020

Bloco propõe 150 milhões para casas públicas em 2020

Política

Bloco assinalou dois anos de mandato em Lisboa com proposta de 150 milhões para casas públicas

17 de Janeiro 2020

No comício de balanço da primeira metade do mandato da vereação em Lisboa, Manuel Grilo apresentou o trabalho feito para mudar a cidade e Catarina Martins anunciou que dará ao PS já neste Orçamento a oportunidade de cumprir a sua promessa eleitoral de investir 150 milhões por ano no parque habitacional público.

Sociedade

“Empresas de Vigilância desautorizam Governo”

16 de Janeiro 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Rui Tomé, vice-coordenador do STAD e responsável pelo setor da Vigilância Privada, explicou que o Governo tem contratado empresas que não cumprem a lei, descartam os trabalhadores e acabam por onerar o Estado, a quem cabe custear os subsídios de desemprego. Por Mariana Carneiro.

Fotografia de Paulete Matos
Sociedade

Portugal: Preço das casas com a quarta maior subida da Europa

16 de Janeiro 2020

O primeiro trimestre de 2018 registou subidas de 10,3% nos preços das casas em Portugal. Na Europa, apenas Letónia, Eslováquia e Luxemburgo tiveram aumentos superiores. Na Zona Euro, Portugal ocupa a segunda posição.

Nelson Peralta

Celulose: uma taxa a não esquecer

O Ministro do Ambiente concordou com a inclusão de uma taxa sobre a indústria da celulose e da florestal intensiva. Essa simples resposta a uma pergunta minha gerou algumas críticas.

“A nossa proposta é boa e permitiria aumentar os apoios à produção artística e audiovisual”, declara Beatriz Dias
Política

Bloco propõe subir taxa que financia cinema e alargá-la ao streaming

16 de Janeiro 2020

Os operadores de telecomunicações pagam uma taxa anual, por cada cliente de televisão que têm, para o financiamento do cinema. O Bloco propõe que essa taxa suba de 1,75 para 3,5 euros e que seja alargada aos serviços de streaming de conteúdos audiovisuais online.

Ambiente

YouTube: anúncios de principais marcas financiam desinformação climática, algoritmo ajuda

16 de Janeiro 2020

O Avaaz estudou a presença da desinformação sobre alterações climáticas no YouTube e concluiu que anúncios das cem principais marcas contribuem para o seu financiamento. O grupo ativista acusa a plataforma de conduzir milhões de pessoas a vídeos com mentiras e que “confundem as pessoas sobre um dos maiores crimes da atualidade.”

Central de Biomassa do Fundão - Foto de Fernanda Pereiçalvesa/Interior do Avesso
Ambiente

Zero exige suspensão dos subsídios às centrais de biomassa do Fundão e de Viseu

16 de Janeiro 2020

Associação Zero exige a “suspensão imediata” dos subsídios à produção de energia elétrica a partir de biomassa nestas centrais uma vez que “não contribuem para a melhoria da gestão florestal ou redução do risco de incêndio”.