Está aqui

Newsletter de 20 de Setembro 2018

Bloco irá apresentar proposta de revogação da “lei Uber”

Bom dia,

Bloco irá apresentar proposta de revogação da “lei Uber”. Após reunião com representantes dos taxistas em protesto, o Bloco de Esquerda anunciou que vai apresentar uma proposta de revogação da lei que regula a operação das plataformas electrónicas de transporte.

Conquistas na área da educação em Lisboa devem ser aplicadas em todo o país. Manuais escolares gratuitos até ao 12º ano, cantinas com confeção local dos alimentos e sem plástico descartável, passes gratuitos para crianças e com descontos para famílias: o Bloco quer ver introduzidas no próximo Orçamento de Estado as propostas que tornou realidade em Lisboa.

Bloco afasta “dinâmica de partidarização" na escolha para a PGR. À saída de uma reunião com a ministra da Justiça, José Manuel Pureza criticou as forças partidárias que têm tentado influenciar para tirar proveito político da escolha para liderar a Procuradoria-Geral da República.

Regulamentação da canábis medicinal “deve cumprir o espírito da lei”. Face aos relatos de doentes com dificuldades no acesso ao óleo de CBD, o Bloco de Esquerda questionou o governo sobre a necessidade de clarificar o papel do Infarmed em todo o processo de legalização.

Maior banco privado dinamarquês permitiu lavagem de 200 mil milhões de euros. A investigação à agência do Danske Bank na Estónia revelou operações suspeitas de clientes oriundos da Rússia, Ucrânia e outras antigas repúblicas soviéticas entre 2007 e 2015.

Sony admite que não detém direitos sobre música de Bach. Um pianista publicou e viu bloqueado no Facebook o vídeo da sua interpretação de uma música do compositor falecido há 268 anos. A polémica reforça os receios acerca dos filtros que a Comissão Europeia quer generalizar na internet.

Nelson Peralta escreve sobre um negócio ruinoso: após o executivo PSD/CDS de Aveiro ter entregue os transportes a uma empresa privada, que fez aumentar exponencialmente os preços do serviço, sabe-se agora que essa concessão irá custar à autarquia mais do dobro do inicialmente adjudicado.

Carlos Matias escreve sobre a amnésia de Assunção Cristas e a sua tentativa de branqueamento das alterações legais ao Regime Jurídico das Ações de Arborização e Rearborização quando era ministra da Agricultura.  

Catarina Martins dará esta noite uma grande entrevista à RTP1. A entrevista irá para o ar às 21:00, após o telejornal.

Também hoje, mas às 15h, há manifestação nacional de estivadores. A manifestação é convocada pelo Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística e irá do Cais do Sodré à Assembleia da República, em Lisboa.