Está aqui

Newsletter de 22 de Maio 2019

Bloco ao lado dos jovens a combater alterações climáticas

Bom dia,

Na reta final da campanha das europeias, Marisa Matias, participou no debate da RTP. Aí notou que foi o Bloco quem defendeu “uma agenda que foi completamente recusada pelas maiorias, quer no combate às alterações climáticas quer no combate à censura digital”. Também sobre o tema das alterações climáticas é o quarto tempo de antena do Bloco. Para assistir basta clicar aqui.

Antes do debate televisivo, Marisa tinha estado no mercado de Torres Novas, como se pode ver na fotogaleria de Paula Nunes.

E, na atualidade do país, também esta questão das alterações climáticas continua em destaque com a aproximação de mais uma greve climática estudantil. Republicamos o manifesto que convoca esta mobilização em Viseu, a partir de uma notícia do site O interior do Avesso. Também na atualidade nacional estão notícias de contas que nos complicam a vida: as cativações prejudicam o trabalho de inspeção na saúde, diz a entidade responsável, a ERS, e as contas da eletricidade são mais caras em Portugal do que no resto da Europa. Mas também trazemos à baila notícias de quem luta: os trabalhadores dos TST vão fazer uma nova greve e, no Porto, há movimentos a mobilizar-se contra a forma como o alojamento local continua a expulsar moradores das cidades.

No resto do mundo, trazemos notícias do Brasil, Suécia e Itália a propósito de temas bem diferentes. No Brasil, depois das manifestações de revolta do setor da educação terem sido muito expressivas, Bolsonaro decidiu fugir para a frente e convocou de forma atrapalhada uma manifestação em seu apoio para o próximo domingo. Só que a decisão não convence sequer muitos dos seus tradicionais apoiantes. Em Itália, os estivadores recusaram-se a carregar um barco saudita que continha munições. A Arábia Saudita comanda uma coligação internacional que é acusada de atacar civis na guerra do Iémen. E a Suécia decidiu avançar com o caso contra Assange que tinha sido arquivado em 2017.

No plano da cultura, realça-se que o vencedor do Prémio Camões de 2019 foi Chico Buarque. Com um estilo musical substancialmente diferente mas certamente com algumas preocupações sociais em comum, os Hatari também foram notícia. A banda islandesa mostrou bandeiras palestinas no Festival Eurovisão da canção e a organização ameaça agora represálias. Na literatura, espaço no esquerda.net para ler sobre racismo quotidiano a propósito da publicação de um livro de Grada Kilomba.

No podcast Quatro e Vinte chega-nos a informação de que duas dezenas de procuradores norte-americanos vêm a Portugal para conhecer a política nacional de descriminalização.

Na agenda de hoje, destacamos o comício Lado a Lado pelo que é de todos, às 21 horas na Incrível Almadense, em Almada, que contará com a presença de Marisa Matias, Catarina Martins, Joana Mortágua, José Gusmão e Anabela Rodrigues.