Está aqui

Autoridades alemãs rejeitam vídeo de Marcelo

Comentador da TVI queria exibir na Alemanha vídeo para "explicar os impostos a que o povo [português] está sujeito, os sacrifícios da classe média", entre outras coisas. Mas a exibição pública em Berlim foi proibida por "razões políticas".
Marcelo queria informar os alemães sobre os sacrifícios dos portugueses. Merkel não concordou. Foto de PSD

As autoridades alemãs não autorizaram a exibição pública do vídeo "Ich bin ein berliner", que devia ser visionado na Praça Sony em Berlim, informa o Expresso. O filme partiu de uma iniciativa do comentador político e ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, que o produziu junto com o ex-blogger e dirigente do PSD Rodrigo Moita de Deus.

A proposta inicial de Marcelo Rebelo de Sousa era divulgar a situação de Portugal "junto, principalmente, do povo alemão" que, segundo ele, tem uma ideia péssima dos portugueses, afirmando que o governo português não podia fazê-lo. O comentador não explicou porque, na sua opinião, o governo de Portugal não podia explicar ao governo e ao povo alemão qual a situação real dos portugueses.

Numa nota de protesto enviada por Moita de Deus ao embaixador alemão, divulgada pelo Expresso, afirma-se: "Recebemos a informação de que as entidades responsáveis não autorizaram a transmissão do filme por 'razões políticas'. Este facto causa-nos a maior incompreensão e merece o nosso protesto. Dizemos no filme, nomeadamente, que o povo português trabalha mais horas que o povo alemão. Que paga mais impostos. Que tem menos dias de férias e feriados". A nota diz ainda que “esta recusa em transmitir o filme é indigna dos valores e princípios que estão na base da União Europeia”.

Recorde-se que estão convocados protestos para o dia da visita da chanceler alemã a Portugal, na próxima segunda-feira, suscitando das autoridades portuguesas não a “preocupação com os valores e princípios que estão na base da União Europeia” – entre elas a liberdade de expressão e manifestação – mas a mobilização de um gigantesco dispositivo de segurança.

ICH BIN EIN BERLINER PT

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (4)