Está aqui

Lançada petição de apoio às comemorações do 25 de Abril

Manuel Alegre, Domingos Abrantes, Marisa Matias, Alberto Martins, Isabel Allegro de Magalhães, Fernando Rosas e José Vera Jardim são os primeiros subscritores da petição.

Personalidades da política e da sociedade portuguesa e históricos militantes antifascistas lançaram uma petição de apoio às comemorações do 25 de Abril. Manuel Alegre, Domingos Abrantes, Marisa Matias, Alberto Martins, Isabel Allegro de Magalhães, Fernando Rosas, e José Vera Jardim defendem que “a democracia não está nem pode ser suspensa”. Pelo que convidam as cidadãs e os cidadão portugueses a assinar uma Saudação à “homenagem que o povo e o Parlamento prestam ao 25 de Abril”.

Na passada quarta-feira, o Parlamento decidiu, através da conferência de líderes, que a Sessão Solene do 25 de Abril na Assembleia da República irá realizar-se com apenas um terço dos deputados e com um número limitado de convidados, que estarão nas galerias. A decisão foi tomada por maioria, encontrando oposição por parte do grupo parlamentar do CDS e do deputado do Chega.

Para cumprir o afastamento físico necessário ao combate à covid-19, os plenários da Assembleia da República tornaram-se menos frequentes e com um número mais reduzido de deputados. O mesmo critério de segurança dessas sessões foi aplicado à Sessão Solene. Porém, tem havido uma campanha nas redes sociais contra a realização a sessão solene do 46º Aniversário do 25 de Abril.  

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
Comentários (9)