Está aqui

Bloco denuncia golpe militar na Bolívia

Em comunicado do secretariado, o partido denuncia que o exército impôs a demissão ao presidente e vice-presidente do país, o que considera “uma intervenção golpista”, à margem da constituição.
Evo Morales.
Evo Morales, foto de UNIS Vienna/Flickr.

Comunicado do Secretariado do Bloco sobre a situação na Bolívia na íntegra:

“É o momento de denunciar o golpe militar na Bolívia onde o Exército impôs a demissão ao presidente Evo Morales e ao vicepresidente Liñera. Essa intervenção eufemisticamente designada como “sugestão” dos militares é uma intervenção golpista, à margem do regime constitucional.

Os protestos anteriores de parte do povo sobre a contagem do sufrágio das eleições presidenciais tinham inclusivamente sido atendidos, prevendo-se uma repetição do ato eleitoral.

Objetivamente, as ameaças do general Kaliman, comandante das Forças Armadas da Bolívia conduziram ao derrube de Evo Morales.

O Bloco de Esquerda manifesta a sua solidariedade com o povo boliviano e com o presidente realmente deposto, condena o golpe e exige o regresso à ordem constitucional e ao quadro democrático.

O Bloco de Esquerda espera que o governo português se distancie das autoridades golpistas, fortalecendo as posições democráticas.”

Termos relacionados Bolívia, Política
Comentários (2)