Está aqui

Facebook apaga página do movimento “Direito a morrer com dignidade”

Esta sexta-feira, quatro dias antes da votação sobre a morte assistida no Parlamento, a página foi desativada. Tudo aponta para que se trate de um “bloqueio organizado”. O Esquerda.net divulga o vídeo exibido na página do Movimento, com mais de meio milhão de visualizações, onde figuras públicas apelam à despenalização da morte assistida.

De acordo com o Movimento Cívico Direito a Morrer com Dignidade, “não foi recebida qualquer notificação” por parte do Facebook e “as várias tentativas de se fazer uma verificação de segurança, obtendo um código via telemóvel, que talvez permitisse desbloquear a página, foram infrutíferas”.

Em declarações ao Diário de Notícias, o médico Bruno Maia, da direção do Movimento Cívico Direito a Morrer com Dignidade, afirmou que tudo aponta para que se trate de um “bloqueio organizado”, até porque “o Facebook só suspende páginas quando há um número elevado de queixas".

Na página do Movimento era exibido vídeo onde figuras públicas como João Semedo, Marisa Matias, Pilar del Rio, Ana Zanatti, José Luís Peixoto ou Bruno Nogueira apelam à despenalização da eutanásia, numa mensagem dirigida aos deputados da Assembleia da República.

"Já tinha meio milhão de visualizações no Facebook que agora foram perdidas", frisou Bruno Maia, adiantando que para contornar de imediato a questão, o Movimento partilhou o vídeo no YouTube.

"Queremos a mesma página, se não for possível desbloqueá-la ainda hoje [esta sexta-feira] iremos apresentar queixa formal junto do facebook a pedir esclarecimentos", assinalou ainda o médico e ativista.

 

 

 

 

Comentários (1)