Está aqui

Bloco repudia declaração do Governo português que é cópia de minuta de Rajoy

“Independentemente da posição que se possa ter sobre a Catalunha, o Governo português não pode fazer tábua rasa da sua própria Constituição”, que impõe “o respeito pela autodeterminação dos povos”, disse a deputada Isabel Pires, anunciando que o Bloco irá apresentar um voto de repúdio no parlamento.
“Consideramos que é uma atitude reprovável por parte do Governo português, por isso decidimos apresentar um voto de repúdio na Assembleia da República, afirmou Isabel Pires. Foto de Paulete Matos
“Consideramos que é uma atitude reprovável por parte do Governo português, por isso decidimos apresentar um voto de repúdio na Assembleia da República, afirmou Isabel Pires. Foto de Paulete Matos

O Bloco de Esquerda tomou conhecimento da situação relatada pela comunicação social catalã e belga, relativamente à existência de uma minuta enviada pelo Primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, como orientação para a tomada de posição de vários países, face à situação da Catalunha. Para Isabel Pires, trata-se de “uma posição absolutamente criticável” e “agravada por ser do conhecimento público que o comunicado enviado pelo Governo português corresponde exatamente a essa minuta”.

“Consideramos que é uma atitude reprovável por parte do Governo português, por isso decidimos apresentar um voto de repúdio na Assembleia da República, afirmou a deputada do Bloco de Esquerda, em declarações ao Esquerda.net.

O voto será apresentado na próxima semana e votado na sexta-feira, dia 3 de novembro.

“Independentemente da posição que se possa ter sobre a Catalunha, o Governo português não pode fazer tábua rasa da sua própria Constituição, que coloca, como exigência da nossa política externa, o respeito pela autodeterminação dos povos”, lembrou Isabel Pires.

Para o Bloco, “tão pouco deve o Governo português subscrever um documento redigido pelo Governo do Estado espanhol, sem qualquer sentido crítico, e numa atitude de aceitação dos atropelos que ainda ninguém esqueceu do dia 1 de outubro”, defendeu ainda. 

Isabel Pires explicou que o Bloco exige “o respeito pela Constituição da República Portuguesa e reitera a necessidade de prudência nas declarações oficiais do Governo português sobre a Catalunha”, e reafirmou que “o Bloco repudia o documento assinado pelo governo português, que corresponde à minuta do governo do estado espanhol”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Catalunha, Política
Comentários (4)