Está aqui

Exército: explosão em Almaraz afetará 800 mil portugueses em 40 horas

Um estudo do exército português sobre as consequências de uma explosão na central nuclear de Almaraz calcula que nas primeiras 40 horas a nuvem radioativa vá afetar 800 mil pessoas nos distritos a norte do país.

A simulação foi feita em 2010 pelo Elemento de Defesa Biológico, Químico e Radiológico do Comando das Forças Terrestres, no quadro de um programa da NATO, diz a Rádio Renascença, que ouviu a responsável da unidade, a major de engenharia Ana Silva.

O cenário estudado é semelhante ao do acidente de Chernobyl, com a explosão de um reator, seguida de incêndio. O estudo do exército calculou a evolução da nuvem radioativa nas 40 horas posteriores à explosão e calcula que a nuvem demore 12 horas a passar a fronteira.

“Os distritos atingidos pela nuvem radioativa são os que ficam no norte de Portugal, sendo que o distrito de Castelo Branco será o mais afectado, mas sempre com valores baixos de radioatividade. No total, prevê-se que afete 800 mil pessoas”, revela a major Ana Silva, prevendo que o maior nível de perigo se concentre nos concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Penamacor, onde vivem cerca de 45 mil pessoas.

Mas o problema maior, acrescenta Ana Silva, não resulta da exposição imediata mas dos efeitos para a saúde da exposição prolongada a níveis elevados de radioatividade, aumentando substancialmente o risco de cancro.

Os distritos mais afetados encontram-se no norte do país, no cálculo do exército que se baseou nas condições meteorológicas dos dez anos anteriores ao estudo e no relevo do terreno. “Nas primeiras horas após o rebentamento, a nuvem avança para oeste. A seguir, e por influência tanto da cordilheira a norte da central como da Serra da Estrela, passa a deslocar-se para norte”, explicou a major de engenharia à Renascença.

Apesar do risco de acidentes graves na central nuclear situada a 100 quilómetros da fronteira portuguesa, as unidades militares especializadas dos dois países nunca efetuaram exercícios conjuntos de preparação da resposta a um acidente grave. E a Autoridade Nacional de Proteção Civil diz mesmo desconhecer a existência deste estudo do exército.

“Em Espanha, além do plano de emergência interno da central, que é obrigatório, existe um plano de emergência externo, com um conjunto de meios, mas que contempla uma acção que vai apenas até aos 30 quilómetros da central. Depois desses 30 quilómetros, não é do nosso conhecimento que Espanha tenha qualquer tipo de plano de emergência para este risco”, diz à Renascença José Oliveira, director nacional do planeamento de emergência da Proteção Civil

Termos relacionados Almaraz - ameaça nuclear, Ambiente
Comentários (3)